top of page

Mantenha o foco e sua saúde!


Manter o foco no trabalho é preocupação muito comum nos dias de hoje.

Neste post listamos algumas dicas sobre como manter o foco e melhorar sua produção diária.

Alimente-se bem

Não há nada de mal em tomar café durante o trabalho, mas trabalhar movido a cafeina e pular as refeições não colabora com seu equilíbrio mental. Afinal a ansiedade por não estar bem alimentado é fator bem conhecido por todos, o corpo reclama!

Música é importante

Uma boa playlist faz milagres, acredite!

Além de bloquear ruídos do ambiente, ouvir música pode ajudar a trazer relaxamento e concentração. Segundo Carla Tieppo, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é melhor ouvir um repertório que você já conheça. Isso porque o seu cérebro pode se distrair tentando avaliar uma música totalmente nova para ele.

Músicas que você AMA DEMAIS ou DETESTA, também não são indicadas.

Pesquisadores de Taiwan descobriram que sentimentos excessivamente positivos ou negativos pela "trilha sonora" tiram o foco do trabalho. O melhor a fazer é escolher músicas às quais você seja um tanto indiferente.

Em caso de ambiente compartilhado, é importante que você utilize fones de ouvido, respeitando a concentração dos outros profissionais, certo?

Crie uma lista de tarefas

Ter um plano de tarefas a serem cumpridas e manter esse sistema de trabalho bem regrado é uma ótima forma de aperfeiçoar a sua produção.

Escreva a mão!

A disponibilidade da tecnologia na palma da mão, leva muita gente a esquecer o papel e a caneta. Mas existe uma grande vantagem em anotar suas ideias usando o velho método.

Em um artigo, pesquisadores das universidades de Princeton e da Califórnia, relatam que indivíduos que escrevem informações à mão tem mais facilidade de compreendê-las e memorizá-las do quem as digita. O processamento de dados ocorre de forma mais superficial ao se usar o teclado, diz o estudo.

Desfoque e então, FOQUE!

Se então conseguir manter-se focado por longo tempo e não apurar os resultados esperados, faça pausas nas quais realmente você mude de assunto por um tempo. Isso pode incluir conversar com alguém, ir à academia ou até mesmo entrar num outro projeto mais complicado ainda. Pedir ajuda também faz parte deste processo, fique ligado!

E então, esse conteúdo foi realmente útil para você? Tem dúvidas ou gostaria de acrescentar mais dicas sobre como manter o foco no trabalho? Fique à vontade para dar sua sugestão nos comentários!

11 visualizações0 comentário
bottom of page