CIPEM: FORTALECENDO O ASSOCIATIVISMO E PROMOVENDO A SUSTENTABILIDADE NO SETOR FLORESTAL

Associados da ACIMDERJ posicionados de pé no fundo da sala do auditório com projeção do logo da Associação. Junto a eles, está o o Presidente do CIPEM  segurando a bandeira de sua organização
Associados da ACIMDERJ com o Presidente do CIPEM

Na última segunda-feira, dia 11, os associados da ACIMDERJ teve o privilégio de receber o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM), o renomado empresário Ednei Blasius. A presença de Blasius na 2ª Assembleia Geral da Associação trouxe consigo uma mensagem poderosa sobre o potencial e a organização das indústrias de base florestal, além de destacar a importância do associativismo para o fortalecimento do setor.

O CIPEM, que representa a união de oito sindicatos empresariais de Base Florestal, desempenha um papel fundamental na economia e no desenvolvimento social de Mato Grosso. Abrangendo 100% dos municípios produtores de madeira nativa, o setor florestal é uma das principais forças econômicas do estado, contribuindo significativamente para a arrecadação tributária e a geração de empregos.

Presidente do CIPEM Ednei Blasius durante a palestra
Presidente do CIPEM Ednei Blasius

Durante a apresentação, Ednei Blasius enfatizou o compromisso do CIPEM com o Manejo Florestal Sustentável, uma prática que não apenas garante a perenidade das florestas, mas também contribui para a conservação da biodiversidade e a redução das emissões de carbono. O sequestro de carbono e sua fixação nos produtos de base florestal são estratégias essenciais para alcançar o objetivo ambicioso de zerar as emissões de carbono até 2050, conforme destacado por Blasius.

A madeira, como matéria-prima renovável, apresenta vantagens ambientais significativas e é considerada o futuro da construção civil. Ao promover o Manejo Florestal Sustentável, o CIPEM não apenas garante a sustentabilidade do setor, mas também contribui para a mitigação das mudanças climáticas e a promoção de uma economia verde.

Além disso, Blasius ressaltou o papel crucial do associativismo na promoção de boas práticas e no fortalecimento da cadeia produtiva da madeira. Com cerca de 1,2 mil empresas envolvidas na produção, industrialização e comercialização de madeira em Mato Grosso, a união e colaboração entre os membros do CIPEM são fundamentais para impulsionar o setor e garantir um futuro sustentável para as gerações futuras.

A ACIMDERJ na pessoa de seu presidente Wadson Werly, agradece a presença de Ednei Blasius em sua 2ª Assembleia Geral e por ter tido a oportunidade de aprender com sua vasta experiência e visão de futuro. Estamos comprometidos em colaborar com o CIPEM e outras organizações empenhadas na promoção da sustentabilidade e do desenvolvimento socioeconômico do setor florestal.

Juntos, podemos construir um futuro mais verde, próspero e sustentável para o Rio de Janeiro e além.