Aproveite para organizar a presença e a imagem de sua empresa na web. Os consumidores buscam cada vez mais informações em tempo real: quem vende o produto desejado perto de mim? Em qual horário o estabelecimento fica mais cheio? A empresa tem boa reputação na web?
Com base no estudo “Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19” desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o comércio eletrônico aumentou sua base de usuários em 70% e pelo menos 11% dos consumidores deixaram de comprar online devido ao prazo de entrega. O estudo mostra que estas compras são feitas, em sua maioria, por mulheres com idade média de 30 anos e que possuem atividade remunerada (76%).
Os reflexos do distanciamento social mostraram que empresas que não possui uma base de contatos de seus clientes, terão que investir para angariar novos. Por isso, será cada vez mais importante que as marcas valorizem os clientes que já conquistaram, que tenham presença online percebida, posicionando a empresa como a resposta para as pesquisas mais relevantes e que alcancem os consumidores locais. Afinal, as compras podem ser feitas ou encomendadas de qualquer lugar ou canal virtual.
E os vendedores, onde ficam nisso tudo?
Clientes estão mais críticos e esperam uma venda consultiva com propostas de soluções, presencial ou virtualmente, baseadas em sua situação real. Para eles, o vendedor deve conhecer produtos e seus benefícios e ainda usar a tecnologia para facilitar a interatividade.
Minha empresa precisa estar em todas as mídias?
Não, assim como nem todas as empresas “devem” virar e-commerce, logo cada empresa deve descobrir quais mídias atraem seu público. Porém, saiba que criar um site gera credibilidade e rompe as barreiras como a da localização geográfica, por exemplo, com ajuda do Google.
O relacionamento com cliente, dentro e fora da web, será o maior trunfo nos negócios. Logo, vendedores e mídias online são importantes, pois a solução para pandemia ainda está longe e isso exige que todos desenvolvam suas habilidades para manter suas vendas nos próximos meses. Atendimento e tecnologia devem andar juntos!
Por - Patrícia Leal // Innovarum Consultoria de Marketing
コメント