top of page

ACIMDERJ MARCA PRESENÇA NO “DIA DA FLORESTA” EM MATO GROSSO


Venha conhecer a prática do manejo florestal sustentável visitando uma floresta!”

Esse foi o convite que os organizadores do evento “Dia na Floresta 2023”, Frank Almeida, Presidente do Fórum Nacional de Atividades de Base Florestal – FNBF e Ednei Blasius, Presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado do Mato Grosso – CIPEM, fizeram aos profissionais do ramo madeireiro.


O evento realizado nos dias 13 e 14/07 em Alta Floresta - MT, reuniu um público muito significativo formado por: arquitetos, construtores, madeireiros, formadores de opinião, autoridades regionais e estaduais, dentre elas, a secretária de Estado de Meio Ambiente Maureen Lazzaretti, que durante esses dois dias vivenciaram na prática experiências inovadoras, bem como inúmeras informações e propostas relevantes acerca do processo de manejo florestal sustentável.


Representando a ACIMDERJ, estiveram presentes o Presidente Wadson Werly, o segundo Vice-Presidente Alexandre Cordeiro e, como convidada da Associação, a Arquiteta Angelita Portela, que ficou encantada com tudo que foi apresentado nesse encontro, fazendo-a mudar de opinião sobre o trabalho dos madeireiros na floresta.


A presença de arquitetas de diversas regiões do país, incluindo Aline Araújo do Rio de Janeiro, de influenciadores digitais e do biólogo e comunicador Richard Rasmussen, teve um objetivo relevante: combater o preconceito sobre o trabalho das indústrias e profissionais do ramo de madeiras e envolvê-los a divulgar nas diversas mídias sociais e de comunicação tudo que vivenciaram e mostrar aos brasileiros que é possível exercer a conservação dos produtos naturais para gerações futuras. Ao visitarem a floresta amazônica, foi possível constatar "in loco", a colheita da madeira e produtos florestais nativos com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.


A ACIMDERJ destaca que o evento fomentou uma tríade de propostas unindo CIÊNCIA – TECNOLOGIA – EDUCAÇÃO AMBIENTAL, indispensável para que os consumidores que recebem a madeira em seu produto final, entendam que todos os envolvidos no processo de manejo devem receber informações corretas e de qualidade, preservarem e protegerem a floresta, pois esta gera ao país economia com sustentabilidade.


Ao final do evento, Frank Almeida informou aos presentes que o evento “Madeira Sustentável” terá duas edições em 2024 nas capitais do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.


A direção da ACIMDERJ recebeu esta notícia com muita alegria pois, há algum tempo, vem pleiteando locar um evento de tamanha notoriedade para o ramo madeireiro.


Desde já, associados, fornecedores e amigos da ACIMDERJ dão as boas-vindas a todos aqueles que, direta ou indiretamente, estão atrelados ao segmento de madeiras no Brasil e os espera “de braços abertos” no próximo ano.


Até breve!



67 visualizações0 comentário
bottom of page