“Fisco Fácil” foi tema de palestra

8-Oct-2018

Em Reunião Itinerante de Macaé, a ACIMDERJ convidou Alessandra Marcondes contadora da Associação, para apresentar aspectos importantes sobre o acompanhamento das empresas para as “notificações” que estão sendo enviadas pela Receita Federal do Brasil quando a “receita declarada” é “inferior” à receita recebida, percebida no cruzamento com cartão de crédito / débito.

Na oportunidade, a Contadora lembrou que as “administradoras de cartões” enviam semestralmente para a Receita Federal toda a movimentação das pessoas físicas e jurídicas realizadas através de cartão de crédito e de débito. Através da DECRED (Declaração de Operações com Cartões de Crédito), as informações são compartilhadas pela Receita Federal, Estados e Municípios para fins de “cruzamento de informações”, tais como: receita declarada X receita recebida via cartão de crédito/débito, bem como para cruzar as despesas das pessoas físicas X renda declarada.

Para auxiliar os associados da ACIMDERJ, Alessandra apresentou o "FISCO FÁCIL", um ambiente digital da Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro – SEFAZ/RJ, que proporciona ao contribuinte estadual o acesso a serviços eletrônicos. Entre os já disponíveis, podemos destacar a oportunidade de auto regularizar as pendências apontadas pelo fisco estadual (Malha Fiscal), emitir a certidão negativa de débitos estaduais e solicitar a baixa de sua inscrição estadual.

O passo a passo deste acesso ao portal - www.fazenda.rj.gov.br - está disponível em slides na "Área Restrita" do site da ACIMDERJ.

Por - ACIMDERJ (out/18)