O guia básico de crescimento no setor madeireiro

15-Jan-2018

O setor madeireiro brasileiro envolve uma enorme variedade de profissionais e atividades em sua cadeia produtiva e de comercialização. Neste artigo, vamos apresentar o guia básico de crescimento no setor madeireiro, informando indicadores e perspectivas para o setor, que é importante dentre as atividades econômicas nacionais.

 

 

 

Conhecendo melhor esse mercado e obtendo informações sobre o que esperar para o futuro é importante para todos aqueles envolvidos na atividade do setor e também para o cidadão que pode ter uma visão aprimorada dessas atividades. Inclusive, desfazendo preconceitos relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente.

 

Visão geral sobre setor madeireiro

 

O setor madeireiro brasileiro possui 5.548 empresas registradas, que atuam em diversos segmentos com a seguinte participação:

  •  31% com fabricação de móveis;

  • 28% no comércio de madeira;

  • 27% em papel e celulose;

  • 14% em silvicultura

 

 

 

O setor vem tendo um avanço em pesquisas e plantios, permitindo ampliar suas áreas de atuação.

Mesmo com a crise, o setor madeireiro vem contribuindo para minimizar os impactos na balança comercial, pois contribui efetivamente com exportações significativas, sendo o grande foco do setor.

Em 2016, apurou-se crescimento em relação ao ano anterior; já em 2017, as exportações permanecem crescendo, sendo capitaneadas pela celulose e para os se

 

Crescimento do setor madeireiro

O crescimento do setor está diretamente relacionado à melhoria da economia local e de medidas realizadas pelo governo norte-americano que venham a favorecer o setor madeireiro.

O incentivo a acordos bilaterais por parte do governo americano é um indicador real de que a participação brasileira no mercado madeireiro americano irá se consolidar de maneira acentuada.

A recuperação da economia e a redução do déficit habitacional do País permitirão um crescimento significativo do setor madeireiro, pois a construção civil é um grande consumidor do setor.

 

Destaques de vendas do setor madeireiro

A celulose é o principal produto comercializado no setor madeireiro. A madeira de construção também tem importância substancial no total comercializado pelo setor.

O eucalipto tem destaque na produção do setor moveleiro, por possuir condições de plantio e corte bastante interessantes. Inclusive, com a necessidade de investir na sustentabilidade, esse tipo de árvore foi adotada como insumo por diversos segmentos como celulose, siderurgia etc.

A inovação neste setor também tem ocupado um espaço importante, com o desenvolvimento de novas tecnologias para uso de madeira na construção civil.

 

Impacto do crescimento no setor

A crise econômica tem impacto direto em toda a economia e o setor madeireiro também está incluído no contexto. Contudo, incentivar setores como a construção civil e politicas de exportação e incentivos ao produtor são medidas que certamente vão impactar, de forma positiva, a atividade.

O País vem estabelecendo regulamentações bastante importantes quanto ao manejo e transporte florestal, para preservar a mata nativa e incentivar pesquisas para o uso de madeira sustentável, criando atratividade e competitividade ao setor madeireiro.

A economia tem previsão de crescer de forma tímida nos próximos anos. Porém, já existem indicadores que apontam que a economia parou de acumular perdas e começa a se estabilizar. De qualquer forma, ainda deve levar algum tempo para recuperação completa.

A retomada de crescimento demandará um aumento da atividade econômica com necessidade de que o setor madeireiro se estruture adequadamente para atender o mercado em crescimento novamente.

 

Dicas para crescer no setor madeireiro

Alguns fatores são importantes para o crescimento do setor, entre eles podemos relacionar:

· Necessidade de investimento em novas tecnologias de produção e seu escoamento;

· Investir em inovação de processos e desenvolvimento de novas espécies de árvores para atender demandas sustentáveis e ecologicamente adequadas;

· Qualificação da equipe de campo e pesquisa com aplicação de técnicas modernas de plantio e produtividade;

· Implantar programa de qualidade e certificações quanto à produção e tipo de madeira.

 

Considerações finais sobre setor madeireiro

O setor madeireiro esta presente na vida de todos e de forma bastante importante, sendo um diferencial econômico estratégico para um país de dimensões continentais e com áreas de plantio e clima favoráveis a um crescimento sem limitações do segmento.

 

Fonte - Mill

 

 

 

 

Please reload

Destaques

Mensagem do Presidente

September 17, 2019

1/10
Please reload

Matérias Recentes

September 17, 2019

Please reload

Rua Lafaiete Pimenta, 44 Centro - Nova Iguaçu - RJ - Brasil - CEP: 262216-100
(21) 2768-7918

contato@acimderj.org.br

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle