Cientista de madeira, Prof. Phil Evans, cria bóia de madeira

 

O cientista de madeira da Universidade do Colúmbia Britânica, Phil Evans, criou uma bóia para nadar feita de madeira de balsa, um material mais ecológico do que a espuma tipicamente usada.

"Eu fiz um para mim mesmo por diversão. As pessoas ficaram curiosas no início, mas depois que começaram a ver o quão bem funcionou, todos queriam um", disse Evans, presidente da Liderança de BC em tecnologia de fabricação avançada na faculdade de silvicultura e ex-diretor do Centro de Processamento de Madeira Avançado, onde ele viu, lixou e gravou com laser as bóias de balsa.
 

As bóias de pressão atuam como um dispositivo de flutuação entre as pernas, de modo que um nadador pode exercitar os ombros e os braços.

 

Membros do passado e presente da equipe de natação da UBC Thunderbirds, incluindo o ex-capitão Rebecca Terejko, agora usam uma bóia de balsa que Evans fez para eles.

Rebecca Terejko com sua bóia de balsa

 

"Minhas bóias de espuma desapareceram depois do desgaste, mas a bóia de madeira levantou", disse Terejko, duas vezes campeão nacional no braço e treinador de 50 metros para o UBC Masters Swim Club, do qual Evans é um membro.

 

De acordo com Evans, a madeira de balsa, que ele chama de "espuma da natureza", é uma alternativa de bóia de tração mais sustentável que a espuma de etileno-acetato de vinilo (EVA), que pode conter uma série de produtos químicos que podem escorrer em uma piscina.

 

"O grão da madeira aperta melhor contra suas pernas, e não se sente viscoso como a espuma", disse ele.

 

A maior parte do abastecimento mundial de madeira de balsa é proveniente de plantações no Equador, mas Evans obteve o seu abastecimento de plantações em Papua Nova Guiné. Enquanto ele não tem planos de produzir em massa a bóia de madeira, Evans tem marca registrada o nome de "balsa de balsa" e está fazendo mais alguns para os membros da equipe de natação da UBC Thunderbirds.

 

Fonte - http://news.ubc.ca

 

Please reload

Destaques

Mensagem do Presidente

September 17, 2019

1/10
Please reload

Matérias Recentes

September 17, 2019

Please reload

Rua Lafaiete Pimenta, 44 Centro - Nova Iguaçu - RJ - Brasil - CEP: 262216-100
(21) 2768-7918

contato@acimderj.org.br

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle