COLOQUE SUA EMPRESA A UM PASSO À FRENTE DOS CONCORRENTES

Atualizado: 7 de jan.


AMPLIE CONHECIMENTOS E ADEQUE-SE ÀS INOVAÇÕES


Nosso entrevistado é Felipe Rosa Garcia, Diretor Social da ACIMDERJ, que nos conta um pouco da sua trajetória profissional, destaca os valores para a formação de um bom empresário do ramo de madeiras, as estratégias e inovações adotadas para o enfrentamento da pandemia de COVID 19 e suas expectativas para 2022 que inclui a chegada do primeiro filho. Ele recorda que em 2009 entrou no ramo madeireiro atuando

em uma pequena loja de esquadrias através do amigo de infância Dante Mello, com quem teve o prazer de trabalhar e aprender muitas coisas que lhe foram muito úteis ao longo da vida.

Destaca que, em menos de dois meses, surgiu uma oportunidade de assumir uma loja maior e seu amigo o convidou para trabalhar nesse novo projeto atuando como caixa. O fato de receber o pagamento dos clientes fez com que, aos poucos, Felipe fosse conhecendo e aprendendo sobre os produtos que eram comercializados na loja, e assim, em 2010, tornou-se vendedor e no mesmo ano foi promovido a gerente do local. O ano de 2011 trouxe-lhe a oportunidade de tornar-se sócio do seu amigo Dante, mas, em 2018, com a saída deste, uniu-se ao seu parceiro de trabalho Sergio Henrique para assumirem a

direção e administração da empresa. Enfatiza que, apesar do ano de 2020 ter se tornado um marco na vida dos brasileiros pelas incertezas advindas de uma pandemia mundial, os sócios se mantiveram firmes e decidiram se reposicionar no mercado fazendo melhorias na estrutura física e tecnológica da empresa, alteraram a razão social para Caçula Madeiras, tendo o cuidado de manter o mesmo quadro de funcionários e o mesmo CNPJ. Ao fazer uma avaliação da sua atuação como empresário, afirma que se sente realizado, gosta do que faz e este privilégio lhe proporciona crescimento pessoal e motivação para continuar

em busca de novas realizações.

Opina que, para formar um bom empresário do segmento de madeiras, faz-se necessário buscar ao máximo novos conhecimentos, aproveitar as oportunidades que surgem e exercer a honestidade sempre. O mercado requer um profissional que esteja sempre se reinventando, pois a cada momento surgem coisas novas que impactam as várias áreas de uma empresa. É preciso ser flexível, atualizado e inovador, pois o que hoje é muito bom, amanhã pode estar obsoleto. Destaca que o relacionamento com os funcionários, fornecedores e clientes deve ser amigável e ter por princípio o respeito entre as

partes.

Ao avaliar como enfrentou a pandemia e de que forma ela afetou sua empresa e seus funcionários, nosso Diretor reconheceu que o início foi de muita incerteza, pois estavam impossibilitados de abrir as portas ao público, passando a trabalhar com a loja fechada, seguindo os protocolos sanitários para preservar a saúde de toda equipe. Aos poucos a rotina foi voltando ao normal e juntos conseguiram superar esse período difícil sem precisar mexer no quadro de funcionários.

Esclarece que, para minimizar os prejuízos, passaram a fazer atendimento remoto através de contato telefônico e Whatsapp. Implementaram também o sistema de revezamento, seguindo os protocolos de higienização e com o esforço mútuo e comprometimento de toda equipe se aprofundaram no atendimento à distância, criando meios de chegar até o cliente, sempre respeitando o distanciamento. Felipe esclarece que a pandemia exigiu mudanças e, assim, iniciaram uma nova estratégia de trabalho, aprimorando o atendimento virtual com maior foco em informações detalhadas sobre os produtos, proporcionando confiança e segurança para os clientes, intensificando as atividades e divulgação nas redes sociais, o que ajudou a dar maior visibilidade à empresa e alcançar novos clientes em todo o Estado. Mesmo nesse momento difícil, se adequaram às novidades, buscando estar um passo à frente. Conclui que foi um grande aprendizado e os resultados positivos levaram a empresa a manter as vendas online, o que proporcionou um novo espaço/alcance no mercado, pois hoje, com as novas tecnologias, o cliente pode efetuar sua compra à vista ou parcelado sem precisar sair do conforto e segurança de sua casa.

Quando consultado se a pandemia trouxe algum aprendizado para os que atuam no segmento de madeiras bem como para o país, Felipe ressalta que jamais imaginou vivenciar um momento assim e devido a isso, percebeu fragilidade em todas as esferas: familiar, pessoal e empresarial.

Presenciou o fechamento de muitas empresas, em contrapartida, muitas outras foram criadas por enxergarem dificuldades como oportunidades. O Diretor Social considera que o ano de 2021 foi, sem sombra de dúvidas, um ano de mudanças, superação e realizações e está certo que 2022 será um ano muito especial para ele, pois sua esposa Roberta está grávida de Pedro, primeiro filho do casal que deverá nascer em janeiro. A chegada de uma criança ao mundo traz, além da alegria, a esperança de um novo ano repleto de

conquistas, dentre elas a eficácia da vacina que nos possibilitará a retomada da normalidade com maior brevidade.

Como membro da diretoria, enfatiza que a associação desempenha papel relevante perante seus associados ao fornecer informações atualizadas todo o tempo, suporte jurídico e ambiental, além de proporcionar trocas de experiências através das reuniões mensais.

Felipe ressalta que é necessário ampliar o convite a outros empresários do ramo madeireiro para participarem da reunião e conhecer a Associação, mostrando-lhes quanto valor pode ser agregado ao seu negócio a partir de sua filiação e os benefícios de contar com um suporte que o mantenha devidamente atualizado. Por fim, reconhece e parabeniza o excelente trabalho que o presidente Wadson Werly vem realizando desde a fundação da ACIMDERJ, e, com a proximidade de uma nova eleição, enfatiza que, havendo uma mudança na presidência, ele deve ser um exemplo a ser seguido por seu sucessor.


Esta entrevista é parte integrante do 13ª Edição do INFO ACIMDERJ, 2021.

Leia na íntegra! https://drive.google.com/file/d/18xMFx_P2VLQP4bZGNNPPKdR7vMICb8Lr/view

3 visualizações0 comentário