A tônica do 1º Florestal Tech, evento de negócios realizado na última semana (18 a 20.10) pelo setor de base florestal de Mato Grosso, em Cuiabá, foi a inovação. Seguindo essa tendência, o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), que organizou o evento, lançou seu catálogo de produtos repleto de recursos interativos, com aplicação de tecnologias de realidade aumentada, vídeo 360º e animações em 3D.
O catálogo reúne, além de uma apresentação geral com dados sobre o setor de floresta nativa manejada em Mato Grosso, informações técnicas sobre 32 tipos de madeira nativa comercializadas pelas empresas associadas ao Cipem. “Reunimos neste material as espécies com maior incidência em nossas bases e que atendem às várias exigências do mercado. Nosso objetivo é mostrar a qualidade e a diversidade de nossos produtos e alcançar novos consumidores, principalmente no mercado externo”, afirmou o presidente do Cipem, Rafael Mason.
Catálogo de Espécies. Foto: cortesia Realidade Aumentada Brasil.
Por meio de um aplicativo para smartphone chamado Cipem RA é possível interagir com o catálogo. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos e está disponível para os sistemas Androide e IOS. Após a instalação do aplicativo, basta iniciá-lo e apontar a câmera do aparelho para as páginas do catálogo que possuem os ícones indicativos.
Logo na primeira página podemos assistir um vídeo sobre o setor de base florestal. Em seguida, temos uma experiência de imersão na floresta, onde podemos acompanhar através da tecnologia 360º o processo do manejo florestal, passo a passo, desde a colheita da madeira até o pátio da indústria. Mais à frente, uma casa feita em madeira salta das páginas do catálogo, nos mostrando, por meio da animação 3D, as aplicações da madeira nativa de Mato Grosso no piso, nos móveis e em sua estrutura.
Detalhe do recurso em 3D. Foto: Cortesia da Realidade Aumentada Brasil.
O material inovador chamou bastante atenção dos participantes do 1º Florestal Tech e será utilizado daqui pra frente para divulgar os produtos mato-grossenses em feiras, congressos e eventos nacionais e internacionais. De acordo com o presidente do Cipem, a entidade investiu em tecnologia porque isso traduz o momento atual pelo qual o setor de base florestal de Mato Grosso está passando.
“Estamos buscando nos aprimorar, inovar, construir ferramentas e sistemas que tornem o processo mais transparente e moderno e, consequentemente, agreguem valor aos nossos produtos. Além disso, queremos ampliar mercados e levar conhecimento à população em geral sobre o manejo florestal e seus benefícios, para que possam enxergar o setor florestal como é de fato: uma atividade verdadeiramente sustentável, que gera emprego, renda e divisas ao mesmo tempo em que protege as florestas.”, concluiu Rafael Mason.
Fonte - CIPEM