Produzir sem sequência planejada, de forma customizada e com maior produtividade são vantagens da Indústria 4.0. As características e benefícios desse modelo, também conhecido como 4ª Revolução Industrial, foram apresentados a empresários durante palestra no Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Automação e Simulação.
A integração entre Internet das Coisas (IoT), robótica, realidades aumentada e virtual, Big Data, inteligência artificial, impressão 3D e prototipação são algumas das tecnologias que a Indústria 4.0 utiliza para deixar os processos mais ágeis. “Uma das facilidades na virtualização é simular ambientes e, ao modificar algo no mundo virtual ele instantaneamente mudará no físico, e vice-versa”, pontuou Gabriela Ichimura, especialista em Inovação do Sistema FIRJAN.
Uma alternativa para mitigar riscos no desenvolvimento e lançamento de produtos é a prototipação. Gabriela explicou que o melhor momento para errar, mudar um projeto e fazer um protótipo é na fase inicial, quando o investimento ainda não é tão alto.
“Os protótipos aumentam a compreensão sobre o produto e refinam as ideias sem gastar muito dinheiro. Isso porque é possível prototipar aspectos de modo individual, como aparência, funcionalidade, interação e reação do público-alvo, ou seja, não precisa ser o produto finalizado”, informou a especialista.
Gabriela explicou tecnologias da Indústria 4.0 que podem fomentar a inovação nas empresas
Mauricio Ogawa, gerente do IST Automação e Simulação, destacou que o Sistema FIRJAN oferece soluções e serviços para auxiliar empresas em projetos de inovação tecnológica: “Temos três ISTs e dois Institutos SENAI de Inovação (ISIs), além de profissionais alinhados com as principais tendências de mercado”.
Fomento à inovação
Fabiano Gallindo, especialista em Inovação da FIRJAN, apresentou as linhas de fomento à inovação. Entre as disponíveis, ele detalhou o Edital de Inovação para a Indústria, que disponibiliza cerca de R$ 54 milhões em caráter não reembolsável e atende empresas de todos os portes.
“A Federação capacita os interessados a modelarem seus projetos de modo a terem mais chances de ganhar o edital. Além disso, o Sistema FIRJAN monitora constantemente as linhas disponíveis para as indústrias fluminenses”, explicou Gallindo. O Edital de Inovação para a Indústria tem chamada contínua, ciclos de avaliação trimestral e submissão das propostas a qualquer momento.
O Laboratório Aberto SENAI também é uma alternativa para aprimorar ou desenvolver novos produtos. Com equipamentos de ponta, novas tecnologias e a filosofia do “faça você mesmo”, ele estimula o empreendedorismo e a inovação para transformar ideias em soluções reais e, assim, aumentar a competitividade e a produtividade das empresas.
Na ocasião, os empresários fizeram uma visita guiada pelo IST Automação e Simulação para conhecer os benefícios das instalações do SENAI. Julio Souza, proprietário da Vantec Imagens Aéreas, percebeu novas oportunidades com a aproximação do SENAI.
“Trabalho com drones e novas tecnologias, então sinto a necessidade de recorrer à inovação e a processos automatizados, que são mais rápidos, otimizados e com menor custo. Vou montar um projeto para tentar o Edital de Inovação para a Indústria e poder usar todo o potencial do SENAI”, disse o empresário.
A palestra Inovação em Negócios – Prototipando na Indústria 4.0 aconteceu em 12 de julho.
Acesse o monitoramento realizado pela FIRJAN das linhas de fomento disponíveis.
Saiba mais - http://www.firjan.com.br