3º CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL E POSSE DO 2º MANDATO DO ATUAL PRESIDENTE

Confraternização de Natal da Associação do Comércio e Indústria de Madeiras e Derivados Do Estado do 

Rio de Janeiro – ACIMDERJ e Posse do 2º Mandato do Atual Presidente do ACIMDERJ

Palavras do Presidente Sr. Wadson Luiz Werly Correia

Proferido em 30/11/2012 às 20:00h no Porcão Rio’s

Prezados Senhores e Senhoras, boa noite!!

            Esta noite reafirma-se um compromisso que assumimos há 3 anos e que se tornou um encontro especial para todos nós: associados da ACIMDERJ, seus familiares,  nossos colaboradores e amigos, para as Instituições que estão ligadas ou desenvolvem algum tipo de trabalho junto à nossa Instituição e, de uma forma bastante significativa, para mim, Presidente desta Associação, uma vez que, estando à frente da Presidência da ACIMDERJ desde que a mesma foi fundada em 2009, tenho enveredado esforços pessoais para que este encontro faça parte do calendário de atividades anuas da ACIMDERJ e seja realizado neste clima de amizade, confraternização, entrosamento entre os presentes e, da minha parte,  apresentando também as metas alcançadas e as propostas para o próximo ano, fazendo, inclusive,  uma avaliação pública do trabalho desenvolvido durante o ano de 2012 junto a todos que ora nos prestigiam com suas presenças.

Primeiramente quero agradecer a confiança de todos os associados da ACIMDERJ que indicaram meu nome para a reeleição do mandato de Presidente para os próximos 3 (três) anos, que expirará em 2015. Este fato fortalece os laços de respeito, compromisso profissional e amizade que tenho com todos os associados indistintamente, os quais sempre tratei com atenção e total imparcialidade.. 

Considerando a posição que ocupo e a importância que a ACIMDERJ assumiu no mercado madeireiro do Estado do Rio de Janeiro, ressalto que sempre coloquei os interesses da Associação acima dos meus interesses pessoais, buscando sempre viabilizar condições ou estratégias que pudessem melhorar o trabalho desenvolvido pelos associados.

            É importantíssimo que, ao findar este ano, façamos todos uma avaliação ainda mais criteriosa do trabalho desenvolvido no 1º triênio da ACIMDERJ,  a fim de rever procedimentos, reestruturar métodos de trabalho, avaliar as consequências do que não foi feito, implantar novas estratégias de mercado e manter as ações positivas e que geraram sucesso à nossa Associação e aos seus membros.

 

            Desejo agora destacar as principais metas alcançadas ao longo do triênio 2010-2012:

  • O aumento do número de empresas associadas à ACIMDERJ no período de 2010  a 2012. Esse fator denota a confiança de seus responsáveis na proposta da nossa Associação e fortalece a participação de todos. Agradeço aos diretores que me apoiam na condução desta proposta de ampliar cada vez mais o corpo de associados da ACIMDERJ.

  • A ACIMDERJ estabeleceu-se no mercado madeireiro como uma MARCA que expressa “responsabilidade sustentável para com o meio ambiente”.  Atualmente a marca “ACIMDERJ” está presente em espaços e redes sociais da internet. Aconselho os associados a comprovarem  este fato.

  • A partir da organização financeira que a presidência e os diretores estabeleceram ao longo deste triênio, foi possível consolidar uma das metas apresentadas no primeiro ano do meu mandato, que foi a compra da sede própria da ACIMDERJ. São duas salas comerciais localizadas na Rodovia Washington Luiz, que é hoje um ponto estratégico comercial no Estado do Rio de Janeiro.  A entrega está prevista para 2015.

  • A periodicidade das reuniões com os associados. Desde que assumi a presidência desta Associação dou especial atenção a esses encontros, pois entendo que eles fortalecem os propósitos da nossa Associação, visa a orientar procedimentos, integra os seus membros e promove a confraternização e a amizade. Manteremos esta atividade para o próximo triênio e, desde já, ressalto que é muito bem-vinda a presença dos novos e antigos sócios a estes encontros mensais. A pauta e as datas das reuniões ficam disponíveis no site da Associação.

  • A criação do site da ACIMDERJ, que disponibiliza informações importantes e diversificadas sobre o nosso trabalho e espaços de bate-papo que podem ser utilizados para a troca de experiências entre seus associados. 

  • Desde que assumi este cargo, tenho procurado viabilizar uma consultoria permanente, que se faz através do acompanhamento e orientação que a Associação presta aos seus associados e funcionários, desde informações prestadas no site até o contato direto com os sócios.

  • A ACIMDERJ se tornou hoje uma representatividade legal junto aos seus associados, o que é função do Estado.

  • Promove e apoia as ações desenvolvidas pelo INEA e IBAMA.

  • Destacamos que a ACIMDERJ e seus associados compõem um segmento importante da economia do Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista que gera muitos empregos e promove a inserção de trabalhadores e profissionais do ramo madeireiro.

  • Outro fator que merece destaque é o fato de os associados estarem se integrando cada vez mais para discutir, apresentar propostas e sugestões sobre temas que envolvam interesses afins. Isso é muito positivo e, como Presidente da Associação, sempre dei relevância a esta troca de ideias e experiências, incentivando esta convivência saudável. Há uma afirmativa que permeia os espaços da área de Administração, de um autor desconhecido, que retrata e reforça a minha convicção sobre a importância da cooperação profissional entre os seres humanos. Diz o autor:

“Estarmos juntos: é um começo. Continuarmos juntos: é um progresso. Trabalharmos juntos: é a chave do sucesso.”

Por outro lado, ao fazer um balanço das ações desenvolvidas neste triênio, tenho consciência que há muito a se fazer, entretanto estou convicto  de que nada é conquistado sem a ajuda e a participação de todos que fazem parte, direta ou indiretamente, da ACIMDERJ. Como Presidente sou apenas uma célula deste organismo que cresce e toma vida a cada ano. Nosso objetivo é que ela ganhe maturidade e produza frutos cada vez melhores.

Comprometo-me a manter minha proposta inicial de reduzir a visão marginalizada do papel do madeireiro perante a sociedade brasileira. A semente foi plantada, mas precisa ser cuidada por cada um de nós de modo que um novo perfil para os que atuam no mercado madeireiro seja traçado e, assim, respeitado por todos os segmentos da nossa sociedade. Para atingir esse objetivo, proponho buscar, como parceiro nessa empreitada, os representantes do Rottary Club para que, juntos, possamos trabalhar pela conscientização social do real papel dos madeireiros no Brasil.

Certamente o Presidente da ACIMDERJ, apesar do apoio do corpo diretivo, não atendeu a todas as metas estabelecidas desde o início de sua gestão, embora tenha se empenhado para tal. Com o apoio e participação de todos os associados, buscaremos, primeiramente, atingir as metas pendentes do triênio anterior que são importantes para a Associação, mas não foram alcançadas. A seguir, apresento-lhes outras  metas que, certamente, motivarão ainda mais o grupo aqui presente:

  • Organizar palestras e comunicações cujos temas sejam de interesse dos associados e seus funcionários, com a periodicidade de uma palestra por semestre. 

  • Reivindicar, junto aos órgãos competentes, a criação de um polo moveleiro no Município de Petrópolis. Esclareço que os primeiros contatos já estão sendo feitos.

  • Promover a modernização do site da ACIMDERJ e buscar parcerias para o mesmo, de modo a expandir e dar visibilidade ao trabalho realizado pelos associados.

  • Propiciar atividades que promovam maior entrosamento entre os associados.  Fiel aos meus princípios enquanto profissional do ramo madeireiro e cidadão brasileiro, continuo  prezando pela amizade, pelo companheirismo, pela troca de ideias e experiências e, principalmente, pela união do grupo em prol de um bem comum e que se reflita em benefício da sociedade e da região na qual estamos inseridos.   O trabalho da ACIMDERJ deve refletir a intenção do todo em detrimento do interesse individual.

  • Contatar profissionais do ramo madeireiro que possam apresentar propostas junto às Prefeituras Municipais ou órgãos e segmentos da sociedade, que promovam a conscientização social, o respeito pela terra e pelas matas, firmando o desenvolvimento sustentável que defendemos.

Lembrem-se, caros amigos, que a ACIMDERJ é de todos nós, e é o trabalho em conjunto que alimentará a sua permanência no mercado. Mantenho-me, portanto, aberto à propostas de outras metas para os próximos anos, bem como aceitarei as críticas e sugestões, pois entendo que elas são alavancas para fomentar a qualidade do nosso trabalho.

            Gostaria de  agradecer a todos aqueles, presentes ou não a este encontro,  que de forma direta ou indireta contribuíram e continuarão contribuindo significativamente para tornar realidade o trabalho desenvolvido pela nossa Instituição. Sem o envolvimento de todos nós, nada disso seria possível.

            Para o ano de 2013, nossas expectativas se renovam e com elas novas metas são traçadas. Cuidar com sustentabilidade do nosso solo e do nosso meio ambiente são metas que se intensificam a cada ano na ACIMDERJ.  A imagem de um grupo de profissionais responsáveis e preocupados com o futuro do nosso planeta será ampliada com maior afinco em 2013 através do nosso trabalho consciente e dos recursos de comunicação que a Associação disponibiliza.  O que fazemos hoje é muito pouco diante do que ainda temos a realizar.

            Bem, meus amigos, ao contrário do que muitos previam e sem atender a expectativa de outros amigos, neste ano O MEU DISCURSO ESTÁ MAIS LONGO! É, meus amigos, são muitas emoções acumuladas ao longo de 3 anos!!!  Justifico esse fato porque temos hoje dois propósitos:  celebrar as vitórias de 2012 e consolidar a minha pose para o 2º mandato.

            Finalizando, desejo a todos um ano novo repleto de grandes realizações, pessoais e profissionais. Muita saúde e disposição para o trabalho e que cada um aqui presente, ao seu modo e com sua criatividade, busque sempre a paz, a harmonia, a solidariedade e a melhoria deste país e do nosso planeta.            Na verdade, “Nenhum ano será realmente novo se continuarmos a cometer os mesmos erros dos anos anteriores.” 

Que o espírito de Natal nos traga muitas alegrias e desperte em nós um pensamento de agradecimento por todas as vitórias alcançadas neste ano e a compreensão pelos projetos que não puderam ser realizados.

Um abraço fraterno a todos vocês e muito obrigado! 

Rua Lafaiete Pimenta, 44 Centro - Nova Iguaçu - RJ - Brasil - CEP: 262216-100
(21) 2768-7918

contato@acimderj.org.br

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle