POSSE DO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO 

Discurso de posse do Presidente da Associação do Comércio e Indústria de Madeiras e Derivados do Estado do 

Rio de Janeiro – ACIMDERJ

Palavras do Presidente Sr. Wadson Luiz Werly Correia

Proferido em 10/12/2009 às 20:00h

           

            Inicialmente agradeço a confiança de todos os associados da ACIMDERJ que me indicaram para assumir o posto de primeiro Presidente desta instituição pioneira,  que visa a representar os interesses do comércio e da indústria de madeiras e derivados no Estado do Rio de Janeiro.

            Gostaria, também, de  agradecer a todos aqueles que de forma direta ou indireta contribuíram para a realização deste evento e aqueles que participaram efetivamente da estruturação  inicial  desta Instituição,  incluindo os  funcionários do INEA e,  em especial, os do DOF.

            Há 25 anos, trabalho no ramo de madeiras e desde então sempre tencionei organizar uma associação que se preocupasse em defender os interesses deste ramo comercial, lutasse por interesses comuns e buscasse ações que pudessem facilitar nosso trabalho, sempre com o propósito de unir os profissionais desta área em torno de um ideal comum que beneficiasse todos, sem distinção.  Com o decorrer do tempo, apesar de algumas investidas para concretizar esse sonho, percebi, nesses momentos,  que seria muito difícil torná-lo viável.  

            Mas, no meu íntimo, eu não desisti. Achei apenas que o momento oportuno ainda não havia chegado e que esta idéia não estava amadurecida suficientemente para muitos profissionais do ramo.

            Ao longo desses anos de trabalho árduo, vivenciei no ramo de madeiras momentos difíceis e desanimadores, amarguei prejuízos financeiros e perdas materiais. Aliás, uma realidade experimentada por muitos de vocês que estão aqui hoje. Felizmente nesta vida, Deus divide os problemas e cada um recebe o seu quinhão, pois, ao mesmo tempo, Ele nos dá força e sabedoria para buscar outras saídas e voltar à luta. E foi o que fiz.

            Afirmam os teóricos e estudiosos da área de Administração que “O HOMEM SÓ CRESCE NA CRISE”. E eu sou um exemplo vivo dessa verdade.  As dificuldades, as crises pessoais e financeiras que experimentei, impulsionaram-me a lutar ainda mais, a perceber que sozinhos seremos sempre fracos, limitados, mas juntos, unidos em torno de ideais comuns, seremos capazes de transpor os obstáculos com maior facilidade, buscando soluções mais concretas e eficazes,  porque um fortalece o outro.

            Em função do atual momento social e político que estamos vivendo e em consonância com os interesses mundiais, que envolvem uma preocupação cada vez mais expressiva com o meio ambiente, percebi que era o momento de retomar as conversações com meus amigos do ramo para tornar essa idéia real. Outro fator que me motivou foi a constatação de que todos os envolvidos neste setor não possuíam informações precisas ou detinham dados desencontrados com relação à atual legislação ambiental, que é de suma importância para o trabalho que desenvolvemos. Conclui-se hoje que a falta desse conhecimento ou a nossa inabilidade para tratar de assuntos que estejam veiculados a essas informações podem gerar diversos prejuízos para os grupos envolvidos, principalmente prejuízos financeiros, e, numa situação mais extrema, a interdição de suas atividades.

            Cientes dessa nossa fragilidade, é preciso minimizar, ou melhor,  solucionar de vez  a situação. Para tal, o objetivo central da ACIMDERJ é estreitar a relação entre os órgãos governamentais e o comércio de madeiras, bem como participar da elaboração das leis que regem o setor, contribuindo com sugestões, críticas  e experiências concretas vivenciadas por seus associados. Outro aspecto importante será orientar de modo mais objetivo os membros que compõem essa associação, seja na condução de procedimentos que atendam essa legislação, seja para dirimir dúvidas, assim como auxiliar seus membros na condução de processos, dentre outras atividades.   

            A ACIMDERJ é uma instituição que se propõe a cuidar dos interesses coletivos de seus associados e não dos interesses individuais. É indispensável, portanto, que todos se conscientizem que a expansão do comércio de madeiras, desenvolvendo atividades sustentáveis e legais, beneficiará todo o grupo de profissionais que dela fazem parte, ampliando espaços e oportunidades de trabalho.

            Tendo em vista que nosso público-alvo é o comércio e indústria de madeiras, apresento outros objetivos da ACIMDERJ que poderão contribuir de forma significativa para a melhoria do nosso trabalho. Destaco neste momento as seguintes ações:

  • Orientar seus associados quanto aos procedimentos informatizados, indispensáveis no mundo atual, como: o uso de novas tecnologias, procedimentos mais modernos de trabalho, facilitar o conhecimento sobre as novas tendências de mercado, dentre outros.

  • Organizar palestras, treinamentos, encontros, eventos cujo tema esteja ligado ao nosso ramo e, desta forma, prestar informações diversas, orientar procedimentos administrativos e dirimir dúvidas  comuns ou individuais. Esses encontros poderão propiciar, inclusive, o intercâmbio com profissionais e técnicos competentes do mercado que contribuirão para facilitar o nosso trabalho.

  • Fornecer um suporte técnico aos gerentes e funcionários das madeireiras oferecendo informações precisas e atuais sobre a legislação vigente, e, ainda, tentar ajudá-los a resolver situações que se apresentem no dia a dia da empresa;

  • Incentivar e promover a integração entre os associados, abrindo um canal de comunicação permanente que propicie a aproximação, a troca de experiências e a confraternização entre os seus membros. Ressalto, mais uma vez, que essa convivência profissional é sempre produtiva, pois favorece o trabalho, melhora o desempenho profissional, previne contra determinados desgastes e prejuízos profissionais e, ainda, torna a sua empresa e a nossa instituição mais sustentável.

  • Facilitar o acesso virtual, disponibilizando informações que serão veiculadas na página da ACIMDERJ.  

 

Nesse ambiente virtual destacam-se as seguintes seções:

 

            ►O espaço para bate-papo entre os associados, bem como críticas e sugestões;

            ►Apresentar as conquistas realizadas pelo órgão dentro do Estado do Rio de Janeiro e em outros estados;

            ►Manter atualizada uma agenda virtual para divulgar os eventos oferecidos pela ACIMDERJ e por outros órgãos ligados ao ramo de madeiras, bem como as convocações de reuniões entre seus associados;

            ►Disponibilizar os relatórios de receita, prestação de serviços e pagamentos diversos;

            ►Tornar pública a relação de todos os associados da ACIMDERJ, organizados por região e por atividade.

 

  • Ampliar a rede de contatos dos associados em nível direto e indireto, comercial e governamental.

  • Lutar pela instalação da Sede Social da ACIMDERJ. Um espaço  que seja capaz de agregar seus associados, convidados e familiares   em ambiente agradável e digno para uma instituição desse porte.

 

            Gostaria de ressaltar para todos os presentes, e de modo bastante transparente e sincero, que vejo a concorrência profissional como uma estratégia positiva de crescimento empresarial e pessoal, pois ela estimula a criatividade, fomenta a inovação, quebra paradigmas. Sem ela a motivação fica restrita, gera-se uma acomodação que se reflete na perda de novos horizontes.

            Entendo que concorrentes podem travar um relacionamento cordial com o objetivo de resolver problemas comuns, buscar uma solução viável que atenda de modo satisfatório todos os envolvidos. Cria-se, com essas ações, uma verdadeira parceria comercial e social.

            Percebo, também, que no ramo de madeiras, a maior dificuldade de união não é somente entre concorrentes que estejam estabelecidos em bairros próximos, mas em nível estadual, por medo da perda de clientes. Acredito que a ACIMDERJ poderá promover um entrosamento entre os associados de todo o Estado e regiões, objetivando minimizar essa hostilidade que muitas vezes surge porque um não conhece o outro, e só o vê como “concorrente”.

            Em função do voto de confiabilidade que me foi dado por todos os associados na assembléia geral de constituição da ACIMDERJ, do qual muito me orgulho, gostaria de destacar meus objetivos e expectativas pessoais como presidente eleito desta Instituição, compromisso que assumo perante todos os presentes:

  • Durante a minha gestão, usarei de total transparência na administração e no relacionamento com os associados, sem  me aproveitar deste cargo para obter benefícios particulares ou atender  grupos isolados. O meu trabalho será voltado para promover o entrosamento dos associados entre si, entre fornecedores e com os diferentes órgãos governamentais,  para que seja estabelecido um grau de cordialidade e respeito entre todos, visando o bem estar comum.

  • Quanto aos associados, conto com o respeito de vocês perante as decisões tomadas pelo grupo de diretores que os representa, e nele me incluo. Espero, também, total transparência e seriedade na apresentação das dificuldades surgidas no cotidiano, para que, após análise das mesmas, eu possa realizar, com confiabilidade, o trabalho que pretendo desenvolver, representando todos vocês nos setores propostos na busca de soluções viáveis.

  • Desejo, sinceramente, de ambas as partes, que as nossas relações sejam firmadas e solidificadas dentro do respeito e cordialidade que norteiam a vida de homens e profissionais de bem.

 

            Assumo um compromisso pessoal, e conto com o apoio de todos vocês, para mudar a “imagem do  madeireiro” que,  perante  muitos segmentos da sociedade não é bem visto. Quero hoje, aproveitando este evento, apresentar um vídeo que mostra o processo de manejo legal e sustentável idealizado pelo CIPEM do Mato Grosso e que, gentilmente, cedeu-me os direitos para divulgação no Estado. O vídeo será reproduzido durante o jantar.

            Certamente o ano de 2010 marcará o início de uma nova era no ramo de madeiras no Estado do Rio de Janeiro, e para tal, conto com o envolvimento de todos vocês. Aproveito esta oportunidade para desejar a todos um Natal de muita paz e saúde e que o novo ano nos traga grandes realizações, nos aspectos pessoais e profissionais, mas, principalmente, nas questões que envolvam responsabilidade com o meio ambiente!

MUITO OBRIGADO!

Rua Lafaiete Pimenta, 44 Centro - Nova Iguaçu - RJ - Brasil - CEP: 262216-100
(21) 2768-7918

contato@acimderj.org.br

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle