ACIMDERJ é parceira em evento em Duque de Caxias que debate a preservação do meio ambiente, responsabilidade social e saúde

No dia 16 de setembro de 2015, na sede da Faculdade de Duque de Caxias, aconteceu o DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL, evento que envolve anualmente centenas de Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil e no qual a ACIMDERJ se fez presente. Neste dia, alunos, professores e coordenadores apresentaram diversos projetos voltados para a preservação e educação ambiental, ações de Responsabilidade Social, atendimentos na área da saúde e orientação na prevenção de doenças.

Tendo em vista a importância dos temas debatidos neste encontro e visando a incentivar jovens estudantes no desenvolvimento de ações relevantes que beneficiem toda a sociedade brasileira e a qualidade de vida do nosso planeta, a ACIMDERJ aceitou o convite e fez parceria com a Faculdade de Duque de Caxias e a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior – ABMES na promoção deste evento que envolveu desde a comunidade acadêmica, seus amigos e familiares, até as comunidades do entorno estabelecidas no Município de Duque de Caxias.

A ACIMDERJ, em consonância com sua missão, apoia e incentiva atitudes como esta que promovem a conscientização da população sobre o uso responsável dos bens naturais do nosso planeta.

A organização, o desenvolvimento das atividades e projetos e a efetivação do evento concederam o Selo de Instituição Socialmente Responsável à Faculdade de Duque de Caixas, certificando, assim, que ela e seus parceiros estão comprometidos com uma educação de qualidade, preocupadas em promover, em conjunto, ações de conscientização social e ambiental, conforme atestam as fotos a seguir.

 

6º CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL

Confraternização de Natal da Associação do Comércio e Indústria de Madeiras e Derivados Do Estado do 

Rio de Janeiro – ACIMDERJ

Palavras do Presidente Sr. Wadson Luiz Werly Correia

Proferido em 05/12/2015 às 19h00min no Hotel Vale Real – Itaipava - RJ

Senhores e Senhoras, boa noite!

            Quero iniciar minha fala deste ano de um modo diferente, que foge da formalidade e se aproxima da cumplicidade. Para mim, este encontro tem hoje um sabor especial e particularmente significativo: conceder a todos nós, associados da ACIMDERJ, nossos familiares, amigos, fornecedores e entidades governamentais aqui representadas um encontro digno de uma Associação que possui uma representatividade expressiva dentro do Estado do Rio de Janeiro e suas bases estão consolidadas, desde sua fundação em 2009, no espírito de parceria e onde se cultiva o respeito, a ética, a solidariedade, o companheirismo e a amizade.

            Existem sonhos que sonhamos sozinhos, são particularizados. Outros, normalmente os mais importantes em nossas vidas, são sonhados em conjunto, partilhados, e quando se tornam realidade têm um sabor especial, diferenciado. E este é um deles: há 6 anos, desde que assumi a Presidência desta entidade, sonhei em trazer toda a EQUIPE ACIMDERJ, e é assim que quero me referir a vocês a partir de agora, para um espaço onde todos nós pudéssemos ser tratados com a dignidade que merecemos, em uma área ampla e arborizada, com o conforto necessário e merecido e, acima de tudo isto, proporcionar um encontro de amigos e de parceiros leais, dividindo alegrias e experiências, estreitando os laços antigos com os amigos de outrora e, ao mesmo tempo, fazendo novas amizades.

            Pelo tempo que esperei por esse dia, uma noite só não bastava. Precisava ser um final de semana! Então, olhando para este auditório cheio e para toda a EQUIPE ACIMDERJ que acreditou no meu sonho, eu quero iniciar este discurso com uma frase simples, mas que, para mim, é muito significativa:

            MUITO OBRIGADO POR VOCÊS ESTAREM AQUI, ACREDITAREM QUE ERA POSSÍVEL TORNAR ESTE SONHO REALIDADE E CONTRIBUIREM PARA QUE ESTE EVENTO SEJA UM MARCO ENTRE OS EVENTOS DA ACIMDERJ.  

Primeiramente quero agradecer a confiança de todos os associados da ACIMDERJ que indicaram meu nome, MAIS UMA VEZ, para a reeleição do mandato de Presidente para os próximos 3 (três) anos, que expirará em 2018. Este fato fortalece os laços de respeito, compromisso profissional e amizade que tenho com todos os associados indistintamente, os quais sempre tratei com atenção, respeito e total imparcialidade.  É importante destacar que a diretoria da ACIMDERJ é composta por seu Presidente e mais 16 membros, aqui presentes, e para os quais renovo meus agradecimentos pelo apoio que sempre me foi dado ao longo dos mandatos anteriores.

 

É importante ressaltar que quando a nossa entidade iniciou suas atividades em 2009 não tinha muita credibilidade no mercado, inclusive para alguns associados. Entretanto  não vi esta posição com estranheza, mas compreendi e trabalhei junto com minha equipe para que esta impressão fosse atenuada até dissipá-la totalmente. Hoje nossa associação está consolidada no Estado do Rio de Janeiro e em outros Estados do Brasil; possui mais de 100 associados; apoia e orienta o trabalho das empresas do ramo de madeiras; e traz um diferencial que é: promover a integração entre o comércio madeireiro e a indústria moveleira do Rio de Janeiro com outros estados da nação. Tudo isso são conquistas da Associação e se tornam motivo de orgulho para cada um nós.

É muito importante que, ao completar seis anos de atividade e aproveitando este encontro anual, a Diretoria da ACIMDERJ e seu presidente ressaltem valores da nossa Associação que tencionamos manter, ações e conquistas alcançadas em 2015 que merecem destaque:

  • Um de nossos pilares foi fomentar em cada um dos associados o companheirismo e a união do grupo, estabelecendo o crescimento das relações interpessoais que se ampliou e fortaleceu ao longo dos anos.

  • A cada primeira semana do mês é realizada a Reunião Mensal da ACIMDERJ e nela são tratados assuntos de interesses do ramo e questões que afetam diretamente as empresas associadas.  Tenciono em 2016 promover um rodízio destas reuniões, prestigiando assim os associados de outras regiões do Estado.  

  • Incentivar as parcerias entre os associados sempre foi uma meta da ACIMDERJ que será mantida e fortalecida como estratégia par enfrentarmos juntos as dificuldades que possam surgir durante o ano de 2016.

  • É importante ressaltar que, nesses 6 anos, a ACIMDERJ consolidou no mercado madeireiro a sua MARCA que expressa “responsabilidade sustentável para com o meio ambiente”.  Atualmente a marca “ACIMDERJ” está presente em espaços e redes sociais da internet.

  • Em 2015 a REVISTA REFERÊNCIA , de Curitiba, que é  ligada ao setor madeireiro, publicou um artigo sobre o trabalho desenvolvido pela ACIMDERJ no Rio de Janeiro. Este artigo teve grande repercussão junto ao nosso segmento e em novembro passado, fui convidado, como Presidente da Associação, para receber em Curitiba, o PRÊMIO REFERÊNCIA 2015 promovido pela JOTA COMUNICAÇÃO. Vocês tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo da premiação no início desta cerimônia e este convite me deixou muito honrado pelo reconhecimento do nosso trabalho.

  • Em consonância com os objetivos firmados por esta entidade e preocupados com as questões sociais que envolvem o nosso país e a sociedade fluminense, a ACIMDERJ atuou em parceria com a Faculdade de Duque de Caxias na consolidação da Campanha de Responsabilidade Social 2015.  O evento organizado em setembro deste ano pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior visa a promover e incentivar ações em todo o país, envolvendo alunos e professores e os diversos segmentos da sociedade brasileira. O trabalho patrocinado pela ACIMDERJ contribuiu para que diversas ações sociais pudessem ser realizadas e, pelo bom trabalho desenvolvido, foi concedido o Selo de Instituição Socialmente Responsável à Faculdade de Duque de Caxias, certificando, assim, que ela e seus parceiros estão comprometidos com a educação de qualidade e com seu papel na sociedade.

  • A ACIMDERJ apoia as ações desenvolvidas pelo INEA e IBAMA; promove a integração das empresas com estes e outros órgãos governamentais locais e orienta o aprimoramento e a qualidade da relação EMPRESA – CLIENTE.

  • É necessário destacar que a ACIMDERJ e seus associados compõem um segmento importante da economia do Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista que gera empregos e promove a inserção de muitos trabalhadores e profissionais do ramo madeireiro. Os seus associados trabalham em uma uniformidade de padrão empresarial e normativo, o que comprova a seriedade da Associação. O crescimento da ACIMDERJ tem influenciado outros madeireiros e profissionais do ramo, e em um futuro próximo, desejamos que eles também façam parte do nosso grupo.

  • Nosso propósito em 2016 é lançar o periódico da ACIMDERJ que trará notícias, informações e prestação de serviços aos nossos associados e empresas e pessoas ligadas ao ramo madeireiro. Tencionamos que este veículo de informação esteja disponível de modo físico e virtual. 

  • E para o primeiro semestre de 2016, está prevista a inauguração da sede própria da ACIMDERJ. Na ocasião, todos vocês serão convidados para comemorarmos juntos  esta conquista.

  • Por fim, quero destacar um propósito desta Associação que se tornou seu diferencial que é a valorização da relação entre: FORNECEDOR E CLIENTE. Essa integração tem gerado bons frutos e tencionamos em 2016 ampliar ainda mais este contato tão saudável. Aproveitamos para registrar a presença de diversos fornecedores e agradecer a presença de todos. 

Aproveito a oportunidade, como Presidente da ACIMDERJ, para agradecer o apoio recebido, durante os dois mandatos, do corpo diretivo e associados, sem o qual muitas dessas ações não teriam sido realizadas nem obtido êxito.

É minha intenção continuar propiciando atividades que promovam maior entrosamento entre os associados.  Fiel aos meus princípios enquanto profissional do ramo madeireiro e cidadão brasileiro, continuo prezando pela amizade, pelo companheirismo, pela troca de ideias e experiências e, principalmente, pela união do grupo em prol de um bem comum e que se reflita em benefício da sociedade e da região na qual estamos inseridos.  

            Gostaria de agradecer a todos aqueles, presentes ou não a este encontro, que de forma direta ou indireta contribuíram e continuarão contribuindo significativamente para tornar realidade o trabalho desenvolvido pela nossa Instituição. Ressalto e agradeço, mais uma vez, a parceria e o apoio recebidos do INEA em 2015, em especial ao seu Presidente, o Sr. Marcos Lima, e à equipe do Setor DOF, que estão presentes e sempre prestigiaram o nosso evento. 

            Também presente ao nosso evento o Sr. Márcio Tadeu, madeireiro de Belo Horizonte, que gentilmente aceitou nosso convite, consolidando nosso propósito de ampliar nossas parcerias.

            Além desses, ressaltamos a presença de funcionários que são destaque no trabalho que realizam e estão aqui conosco a convite dos responsáveis por sua empresa, como reconhecimento pelo trabalho realizado e também para estar em contato com outros associados. Parabéns a todos vocês, funcionários e associados, por esta iniciativa. 

Todos estamos vendo e vivenciando diariamente o momento difícil e conturbado pelo qual passa o Brasil e o mundo. Estamos presenciando que a vida está mais sacrificada, que a convivência entre os homens está menos harmoniosa e cada vez mais individualista. Tudo isso afeta diretamente a sociedade como um todo e em nível cada vez maior.  Para minimizar os momentos difíceis que cada um tem ou pode vir a enfrentar, sugiro que estreitemos nossos laços de amizade valorizando a parceria entre nós. Juntos seremos fortes o suficiente para vencermos esta batalha, pois da nossa união brotarão resultados positivos que evitarão o desânimo, a descrença, a insegurança e a perda da luta.

      Quero, com estas palavras, meus amigos, pedir que cada um de nós sinta-se responsável pelo outro, motivando-o para que estejamos sempre unidos, inclusive se preocupando quando este estiver ausente do nosso meio, ou precisando do nosso apoio. Reitero que a ACIMDERJ é uma casa de amigos leais, parceiros profissionais, mas, sobretudo, uma casa onde se cultiva o respeito, a ética, a solidariedade, o companheirismo e a amizade.

            Para o ano de 2016, nossas expectativas se renovam e com elas novas metas são traçadas. Cuidar com sustentabilidade do nosso solo e do nosso meio ambiente são metas que se intensificam a cada ano na ACIMDERJ.  A imagem de um grupo de profissionais responsáveis e preocupados com o futuro do nosso planeta e com os problemas que afligem a sociedade como um todo será ampliada ainda mais em 2016, através do nosso trabalho consciente e dos recursos de comunicação que a Associação disponibiliza.  O que fazemos hoje é muito pouco diante do que ainda temos a realizar.

            Bem, meus amigos, minhas últimas palavras são, mais uma vez, de agradecimento a todos vocês e, muito particularmente, a Deus, por ter me dado vida e saúde para vivenciar este momento pelo qual tanto lutei e que hoje é realidade. Sem o apoio de vocês, nada disso se concretizaria e, estejam certos, vocês são as maiores estrelas desta noite. É com este espírito de alegria e gratidão que desejo a todos um Natal repleto de paz e saúde junto aos seus entes queridos e que o novo ano traga a renovação de nossas esperanças em um país melhor, com mais justiça social e menos desigualdades. Que cada um de nós se sinta responsável todos os dias, ainda que com pequenas ações, por tornar o nosso planeta um lugar especial e maravilhoso de se viver!

Um grande abraço a todos vocês e muito obrigado pela atenção que me dispensaram nesta noite

Rua Lafaiete Pimenta, 44 Centro - Nova Iguaçu - RJ - Brasil - CEP: 262216-100
(21) 2768-7918

contato@acimderj.org.br

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle