5º CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL

Confraternização de Natal da Associação do Comércio e Indústria de Madeiras e Derivados Do Estado do 

Rio de Janeiro – ACIMDERJ

Palavras do Presidente Sr. Wadson Luiz Werly Correia

Proferido em 05/12/2014 às 19h00min no Porcão Rio’s

Prezados Senhores e Senhoras, boa noite!

            Nesta noite, gostaria de convidar todos vocês para celebrarmos, mais uma vez, OS ELOS DE AMIZADE QUE EXISTEM ENTRE TODOS NÓS: associados da ACIMDERJ, nossos familiares, nossos colaboradores e amigos, os representantes de órgãos governamentais, as empresas que estão ligadas ou desenvolvem algum tipo de trabalho junto à nossa Instituição. Desde             que assumi a Presidência desta Associação tenho enveredado esforços pessoais para que este encontro faça parte do calendário de atividades anuais da ACIMDERJ ao longo dos seus CINCO ANOS DE FUNDAÇÃO, e seja realizado neste clima de alegria, de confraternização, de entrosamento entre os presentes e, da minha parte, aproveito a oportunidade para fazer uma avaliação pública do trabalho desenvolvido neste período junto a todos que ora nos prestigiam com suas presenças.

            Quero, inicialmente, dar as boas-vindas e agradecer a presença de todos neste encontro, em especial aqueles que não mediram esforços para estarem aqui conosco e os que viajaram de lugares mais distantes, como os associados da Região dos Lagos e Região Serrana. É muito bom receber vocês aqui!

Primeiramente quero agradecer, mais uma vez, a confiança de todos os associados da ACIMDERJ, pois este fato fortalece os laços de respeito, compromisso profissional e amizade que tenho com todos os associados, os quais sempre tratei com atenção e total imparcialidade.  O dia de hoje tem um caráter especial em função de que a ACIMDERJ  comemora em 2014 CINCO ANOS DE SUA FUNDAÇÃO e, nesse período, foi se consolidando no mercado madeireiro como um órgão que visa a apoiar e orientar o trabalho das empresas do ramo de madeiras no Estado do Rio de Janeiro.

A ACIMDERJ ultrapassou as barreiras iniciais, venceu o descrédito de alguns, construiu um grupo forte de associados, buscou padronizar procedimentos de trabalho, ampliou suas fronteiras no Estado ao longo desses cinco anos, mantendo, inclusive, o mesmo Presidente, escolhido por vocês mesmos. Tudo isso são conquistas da Associação e se tornam motivo de orgulho para cada um nós e para mim tem um caráter bastante significativo, pois venho lutando desde 2009 para que nos mantenhamos como um grupo de parceiros, solidários, procurando ajudar uns aos outros e visando ao crescimento coletivo e da sociedade em que estamos inseridos.

É muito importante que, ao completar cinco anos de atividade e aproveitando este encontro anual, a Diretoria da ACIMDERJ e seu presidente ressaltem alguns valores e ações da nossa Associação:

  • Um de nossos pilares foi fomentar em cada um dos associados o companheirismo e a união do grupo, estabelecendo um clima de amizade que se ampliou e fortaleceu ao longo dos anos.

  • Apesar de nunca ter conseguido reunir 80 ou 70% dos associados, que para mim é uma frustração, a cada primeira semana do mês é realizada a Reunião Mensal da ACIMDERJ e nela são tratados assuntos de interesses do ramo e questões que afetam diretamente as empresas associadas.  Espero que em 2015 eu possa contar com uma participação mais efetiva de vocês, trazendo também suas propostas e críticas que contribuam para a ampliação e melhoria do nosso trabalho.

  • Como Presidente da ACIMDERJ, busquei envolver e trazer novas empresas para a nossa Associação, uma atitude que deve ser imitada por todos os associados para que este órgão se torne cada vez mais forte no mercado madeireiro do Estado. A ampliação do nosso grupo viabilizará o atendimento de outras reivindicações dos madeireiros junto aos órgãos governamentais, pois foi assim que passamos a ter uma representatividade cada vez mais expressiva dentro do Estado do Rio de Janeiro.

  • Outro ponto que merece destaque foi a expansão da área de atuação da ACIMDERJ que passou a abranger a Região dos Lagos até Macaé e Campos. Esta conquista deveu-se, principalmente, à intervenção direta do Presidente que passou a visitar as empresas e difundir o trabalho da Associação. A partir deste contato, conquistamos 100% das empresas visitadas, ao mesmo tempo em que detectou-se as principais dificuldades enfrentadas pelas mesmas em relação ao cumprimento das exigências ambientais, prestando-lhes a assistência necessária. 

  • É minha intenção, para o ano de 2015, fazer uma reunião por semestre na Região dos Lagos e para isso contarei com a presença dos demais associados.

  • Uma das minhas metas, desde a criação da ACIMDERJ, foi organizar palestras com pessoas importantes do nosso ramo comercial que pudessem abordar temas de interesse de nossos associados, que orientassem e ajudassem no trabalho do dia a dia das empresas. Tivemos várias palestras ao longo desses cinco anos, mas não em número ideal. No dia 3 de novembro passado, por exemplo, tivemos a palestra sobre ST ministrada pelo representante da Receita Estadual e aproveito para agradecer a presença e a contribuição que suas orientações tiveram para o desenvolvimento do nosso trabalho. Trabalharei para que esses encontros aconteçam com maior frequência, pois é muito importante que estejamos atualizados sobre todas as mudanças legais que afetem diretamente o andamento do trabalho das empresas associadas. 

  • É importante ressaltar que, fazendo uma retrospectiva do trabalho desenvolvido pela ACIMDERJ, constata-se que o avanço foi significativo no que tange aos problemas burocráticos existente em 2009. Hoje esses problemas são mínimos, certas dificuldades foram basicamente minimizadas, o trabalho dos associados tem fluido de modo mais rápido e com qualidade, gerando também a padronização de serviços. O INEA intensificou seu apoio à Associação, atendendo-nos sempre que foi solicitado. Tudo isso comprova que, a partir desse trabalho em parceria, os associados e, por conseguinte, o ramo madeireiro do Estado do Rio de Janeiro, estão trabalhando melhor e isso valoriza o nosso segmento.

  • É importante ressaltar que, nesses 5 anos, a ACIMDERJ consolidou no mercado madeireiro a sua MARCA que expressa “responsabilidade sustentável para com o meio ambiente”.  Atualmente a marca “ACIMDERJ” está presente em espaços e redes sociais da internet. Aconselho os associados a visitarem o nosso site.

  • A ACIMDERJ apoia as ações desenvolvidas pelo INEA e IBAMA; promove a integração das empresas com estes e outros órgãos governamentais locais e orienta o aprimoramento e a qualidade da relação EMPRESA – CLIENTE.

  • É necessário destacar que a ACIMDERJ e seus associados compõem um segmento importante da economia do Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista que gera empregos e promove a inserção de muitos trabalhadores e profissionais do ramo madeireiro. Os seus associados trabalham em uma uniformidade de padrão empresarial e normativo, o que comprova a seriedade da Associação. O crescimento da ACIMDERJ tem influenciado outros madeireiros e profissionais do ramo, e em um futuro próximo, desejamos que eles também façam parte do nosso grupo. Então, meus amigos, O QUE PRECISA SER FEITO PARA QUE ISSO ACONTEÇA? É muito simples: BASTA APENAS QUE CADA ASSOCIADO TOME ESTA FUNÇÃO PARA SI PRÓPRIO E INTEGRE ESTAS PESSOAS À NOSSA ASSOCIAÇÃO!

Aproveito a oportunidade, como Presidente da ACIMDERJ, para agradecer o apoio recebido, durante esses cinco anos, do corpo diretivo e associados, sem o qual muitas dessas ações não teriam sido realizadas. Com o envolvimento e a participação de todos vocês, buscaremos ampliar nossas atividades em 2015, lembrando que estamos sempre abertos a novas propostas, a sugestões de melhoria do nosso trabalho, bem como às críticas construtivas, pois entendo que elas são alavancas para fomentar a qualidade do nosso trabalho. Lembrem-se, caros amigos: a ACIMDERJ é de todos nós, e é o trabalho em conjunto que alimentará a sua permanência no mercado.

É minha intenção continuar propiciando atividades que promovam maior entrosamento entre os associados.  Fiel aos meus princípios enquanto profissional do ramo madeireiro e cidadão brasileiro, continuo prezando pela amizade, pelo companheirismo, pela troca de ideias e experiências e, principalmente, pela união do grupo em prol de um bem comum e que se reflita em benefício da sociedade e da região na qual estamos inseridos.  

            Gostaria de agradecer a todos aqueles, presentes ou não a este encontro, que de forma direta ou indireta contribuíram e continuarão contribuindo significativamente para tornar realidade o trabalho desenvolvido pela nossa Instituição. Ressalto e agradeço, mais uma vez, a parceria e o apoio recebidos do INEA em 2014, em especial ao seu representante, o Sr. Hubert Lima, Gerente Estadual do DOF, e à equipe do Setor DOF, que estão presentes e sempre prestigiaram o nosso evento. 

 

            Desejo, ainda, enfatizar que é propósito desta Associação e de seu Presidente lutar para evitar o individualismo entre os associados e estimular o companheirismo e a união entre todos. É de suma importância de estejamos convictos de que, ESTANDO UNIDOS, TEM-SE A POSSIBILIDADE DE EVITAR E DE PREVER PROBLEMAS FUTUROS, ou seja, diversas situações podem ser analisadas com antecedência, buscando uma solução lógica e precisa, e isso possibilitará o crescimento das nossas empresas e a oferta de trabalho para nosso funcionários. 

            Por fim, meus amigos, quero pedir a cada um dos que aqui vieram participar deste momento de integração e amizade, que todos nós, juntos, possamos refletir com seriedade sobre o momento que estamos vivendo, tanto no Brasil quanto no mundo. Estamos presenciando que a vida está mais difícil, que a convivência entre os homens está menos harmoniosa, muitas vezes vemos a aplicação de algumas medidas por parte de alguns grupos que, por ações egoístas, afetam negativamente a sociedade como um todo, e constatamos hoje, em nível cada vez maior, A PRÁTICA DO INDIVIDUALISMO E O INCENTIVO EXACERBADO DA COMPETITIVIDADE.

Está comprovado que a boa competitividade  entre empresas, grupos ou indivíduos é uma prática saudável, mas ela não pode escravizar o ser humano a ponto dele ver a vida e o outro como inimigos atuando em um campo de batalha diário. A competividade em alto grau nos escraviza, torna o homem egoísta, solitário e infeliz.  E esse tipo de competividade todos nós, homens de bem, repudiamos veementemente.  

Minha palavra final desta noite está direcionada a fazer um pedido a todos vocês e que ele possa se expandir até a rede de contatos que cada um de vocês possui: É NECESSÁRIO QUE CADA UM DE NÓS SE CONSCIENTIZE DE QUE A MELHORIA OU QUALIDADE DA NOSSA SOCIEDADE E DO NOSSO PLANETA E, POR CONSEQUENCIA, A NOSSA VIDA PESSOAL E DE TODOS OS QUE NOS CERCAM, SÓ SERÁ POSSÍVEL SE AMPLIARMOS O NOSSO OLHAR PARA O PRÓXIMO, PREOCUPARMOS UM POUCO MAIS COM O OUTRO, DEDICARMOS UM TEMPO DO NOSSO DIA, DA NOSSA SEMANA PARA NOS INTERESSAR PELO QUE ESTÁ A NOSSA VOLTA, PELA QUALIDADE DE VIDA E PELOS PROBLEMAS DO OUTRO. Já é hora de abrirmos mão de interesses pessoais em prol da coletividade.

Como Presidente da ACIMDERJ, mas principalmente como cidadão brasileiro, quero convocar primeiramente os Diretores e os conselheiros desta Associação que, junto comigo, possamos colocar em prática este propósito, pois oficialmente somos os líderes desta Instituição, e esta ação vai se disseminando e envolvendo todos os associados. Vamos estabelecer como uma das metas para 2015 não apenas os objetivos materiais, mas mudar comportamentos, atitudes que envolvam o nosso próximo. Por exemplo: quantos associados não estão hoje aqui presentes? Pense quantas vezes você fez contato com um associado este ano? Quantos gostariam de receber um telefonema ou uma visita nossa incentivando-o a estar aqui conosco? Quantos de vocês procuraram algum parceiro associado para “reclamar” que ele não tem comparecido aos nossos encontros mensais, ou que não o tem visto, perguntar por sua saúde, sua família, ou seja, DEMONSTRAR COMPANHEIRISMO E AMIZADE? Eu mesmo ficarei muito feliz de receber o contato de um associado pelo simples interesse pessoal, não apenas para buscar a solução de um problema da empresa. PRECISAMOS VER O OUTRO COMO UM SER HUMANO, COMO UM PROLONGAMENTO DE NÓS MESMOS, POIS VIVEMOS EM GRUPO E O BEM ESTAR DE UM SE PROPAGA PARA TODOS.

O crescimento acelerado da informatização trouxe inúmeros benefícios para o homem e para a sociedade, mas ela veio para facilitar a nossa vida, ampliar nossos conhecimentos, estreitar a comunicação, mas ao mesmo tempo ela está isolando as pessoas em suas casas, tornando-as reféns de um aparelho celular. O contato humano faz parte da nossa essência: olhar nos olhos do outro, ouvir sua voz, perceber pelo tom de voz se está vivendo um bom ou mau momento, compartilhar alegrias e tristezas, dividir aprendizagens, falar com o outro é importante para que o homem não se sinta sozinho no mundo.  Pesquisas recentes constatam que o aumento da depressão está acontecendo em ritmo acelerado e a maioria dos casos por problemas de isolamento da pessoa, causado muitas vezes pela falta da família e amigos.       

      Quero, com estas palavras, meus queridos amigos, pedir a cada associado que se sinta responsável pelo outro, motivando-o para que estejamos sempre unidos, inclusive se preocupando quando este estiver ausente do nosso meio, ou precisando do nosso apoio. Reitero que a ACIMDERJ é uma casa de amigos leais, parceiros profissionais, mas, sobretudo, uma casa onde se cultiva o respeito, a ética, a solidariedade, o companheirismo e a amizade. SEMPRE É HORA DE MUDAR POSTURAS E PARADIGMAS E A NOSSA HORA É AGORA!

            Para o ano de 2015, nossas expectativas se renovam e com elas novas metas são traçadas. Cuidar com sustentabilidade do nosso solo e do nosso meio ambiente são metas que se intensificam a cada ano na ACIMDERJ.  A imagem de um grupo de profissionais responsáveis e preocupados com o futuro do nosso planeta e com os problemas que afligem a sociedade como um todo será ampliada com maior afinco em 2015, através do nosso trabalho consciente e dos recursos de comunicação que a Associação disponibiliza.  O que fazemos hoje é muito pouco diante do que ainda temos a realizar.

            Bem, meus amigos, desejo a todos um ano novo repleto de grandes realizações, pessoais e profissionais. Muita saúde e disposição para o trabalho e que cada um aqui presente, ao seu modo e com sua criatividade, busque sempre a paz, a harmonia, a solidariedade e a melhoria deste país e do nosso planeta.             

Que o espírito de Natal nos traga muitas alegrias e desperte em nós um pensamento de agradecimento por todas as vitórias alcançadas neste ano e a compreensão pelos projetos que não puderam ser realizados. Que a esperança de vivermos em um país melhor aliado ao nosso trabalho consciente possam gerar bons frutos durante o novo ano.

Um abraço fraterno a todos vocês e muito obrigado pela atenção que me dedicaram! 

Rua Lafaiete Pimenta, 44 Centro - Nova Iguaçu - RJ - Brasil - CEP: 262216-100
(21) 2768-7918

contato@acimderj.org.br

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle