4º CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL

Confraternização de Natal da Associação do Comércio e Indústria de Madeiras e Derivados Do Estado do 

Rio de Janeiro – ACIMDERJ

Palavras do Presidente Sr. Wadson Luiz Werly Correia

Proferido em 05/12/2013 às 19h00min no Porcão Rio’s

Prezados Senhores e Senhoras, boa noite!!

              Nesta noite, gostaria de convidar todos vocês para celebrarmos OS ELOS DE AMIZADE QUE EXISTEM ENTRE NÓS: associados da ACIMDERJ, nossos familiares, nossos colaboradores e amigos, os representantes de órgãos governamentais, as empresas que estão ligadas ou desenvolvem algum tipo de trabalho junto à nossa Instituição. Desde       que assumi a Presidência desta Associação, fundada em 2009, tenho enveredado esforços pessoais para que este encontro faça parte do calendário de atividades anuais da ACIMDERJ e seja realizado neste clima de alegria, de confraternização, de entrosamento entre os presentes e, da minha parte, aproveito a oportunidade para apresentar as metas alcançadas e as propostas para o próximo ano, fazendo, inclusive, uma avaliação pública do trabalho desenvolvido durante o ano de 2013 junto a todos que ora nos prestigiam com suas presenças.

            Quero, inicialmente, dar as boas-vindas e agradecer a presença de todos, em especial aqueles que não mediram esforços para estarem aqui conosco e viajaram de lugares mais distantes, como os associados da Região dos Lagos, Serrana, Macaé e Campos.

Primeiramente quero agradecer, mais uma vez, a confiança de todos os associados da ACIMDERJ, pois este fato fortalece os laços de respeito, compromisso profissional e amizade que tenho com todos os associados, os quais sempre tratei com atenção e total imparcialidade.   

            É importantíssimo que, ao findar este ano, a Diretoria da ACIMDERJ e seu presidente apresentem a vocês uma síntese do trabalho desenvolvido em 2013, a fim de rever procedimentos, reestruturar métodos de trabalho, avaliar as consequências do que não foi feito, implantar novas estratégias de mercado, ampliar as relações profissionais e manter as ações positivas e que geraram sucesso à nossa Associação e aos seus membros.

 

            Desejo, inicialmente, destacar as principais conquistas do ano de 2013:

  • A expansão da área de atuação da ACIMDERJ que passou a abranger a Região dos Lagos até Macaé e Campos. Esta conquista deveu-se, principalmente, à intervenção direta do Presidente que passou a visitar as empresas e difundir o trabalho da Associação. A partir deste contato, conquistou 100% das empresas visitadas, ao mesmo tempo em que detectou as principais dificuldades enfrentadas pelas mesmas em relação ao cumprimento das exigências ambientais, prestando-lhes a assistência necessária. 

Aproveito para registrar a presença de todos os novos associados destas regiões, que vieram confraternizar com os demais associados nesta data especial. Além de termos aqui 100% dos empresários do ramo que se associaram à ACIMDERJ, contamos também com a presença de diversos madeireiros que vieram conhecer nossa associação e estou certo que, muito breve, já farão parte deste grupo. Para todos os novos associados e futuros associados, peço aos presentes uma salva de palmas de boas-vindas!

MUITO OBRIGADO PELA PRESENÇA DE TODOS VOCÊS. SINTAM-SE BEM-VINDOS A ESTA ASSOCIAÇÃO! 

Dando prosseguimento,

  • Destaco a reunião do INEA com as empresas madeireiras da Região dos Lagos e Campos, que ocorreu na cidade de Macaé em 27 de agosto do corrente ano, que contou com a presença dos Diretores da ACIMDERJ: Luiz Vital, Francisco Moraes, Franklin e Luiz Taveira; do nosso Técnico Ambiental Sr. Eliezer e da nossa contadora Sra. Ana Urbieta. Neste encontro, houve uma integração dos madeireiros e seus clientes ligados à construção civil com o INEA, sanando as dúvidas que existiam na ocasião, principalmente quanto ao acesso ao Cadastro Técnico Federal do setor e, em uma situação inédita, houve alguns atendimentos individualizados à algumas  empresas junto ao órgão. Esse trabalho surtiu um efeito positivo, culminando com a adesão de novos associados para a ACIMDERJ. 

  • Desejo que esta minha iniciativa, que foi envolver e trazer novas empresas para a nossa Associação, possa servir de motivação para os demais membros da Diretoria e associados. A ampliação do nosso grupo viabilizará o atendimento de outras reivindicações dos madeireiros junto aos órgãos governamentais, pois assim passamos a ter uma representatividade mais expressiva no Estado do Rio de Janeiro.

Destaco as palavras da Psicóloga e escritora Sonia Café, que ressalta a importância das parcerias, tanto no aspecto profissional quanto pessoal:

“Quando há parceria não existe dominação. As partes envolvidas em uma mesma situação comungam suas habilidades e talentos para criar uma meta compartilhada. Caminhar juntos em direção a esta meta, conscientes do processo que isso implica, é a verdadeira parceria na qual os opostos descobrem que são absolutamente complementares.”

  • É importante ressaltar que a ACIMDERJ estabeleceu-se no mercado madeireiro como uma MARCA que expressa “responsabilidade sustentável para com o meio ambiente”.  Atualmente a marca “ACIMDERJ” está presente em espaços e redes sociais da internet. Aconselho os associados a comprovarem este fato.

  • A periodicidade das reuniões com os associados tem gerado uma participação mais efetiva de seus membros, trazendo à pauta assuntos importantes e fomentando a discussão, o que é muito positivo. Esses encontros fortalecem os propósitos da nossa Associação, visa a orientar procedimentos, integra os seus membros e promove a confraternização e a amizade. Manteremos esta atividade em 2014 e, desde já, ressalto que é muito bem-vinda a presença dos novos e antigos sócios a estes encontros mensais. A pauta e as datas das reuniões ficam disponíveis no site da Associação.

  • A Diretoria da ACIMDERJ e a maioria dos nossos associados têm se preocupado em trazer e divulgar todas as alterações e inovações relacionadas à legislação tributária e ambiental, a nível FEDERAL – ESTADUAL – MUNICIPAL. Essa participação do grupo merece relevância, pois traz benefícios significativos a todos os associados. Destaco o fato de que, em recente reunião mensal da Associação, estabeleceu-se um debate veemente sobre ST entre os presentes. O “acaloramento” da discussão fez com que, ao findar este encontro, os participantes a elegessem como “a melhor reunião de 2013!”. Isso comprova que o debate, com respeito e seriedade, é sempre fator positivo em nosso meio.

  • A ACIMDERJ apoia as ações desenvolvidas pelo INEA e IBAMA; promove a integração das empresas com estes e outros órgãos governamentais locais e orienta o aprimoramento e a qualidade da relação EMPRESA – CLIENTE.

  • É necessário destacar que a ACIMDERJ e seus associados compõem um segmento importante da economia do Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista que gera empregos e promove a inserção de muitos trabalhadores e profissionais do ramo madeireiro. Os seus associados trabalham em uma uniformidade de padrão empresarial e normativo, o que comprova a seriedade da Associação. O crescimento da ACIMDERJ tem influenciado outros madeireiros e profissionais do ramo, e em um futuro próximo, desejamos que eles também façam parte do nosso grupo. Então, meus amigos, O QUE PRECISA SER FEITO PARA QUE ISSO ACONTEÇA? É muito simples: BASTA APENAS QUE CADA ASSOCIADO TOME ESTA FUNÇÃO PARA SI PRÓPRIO E INTEGRE ESTAS PESSOAS À NOSSA ASSOCIAÇÃO!

  • Quero destacar a iniciativa de alguns associados em convidar seus funcionários, eleitos pelo bom desempenho profissional durante o ano de 2013, premiando-os com um convite para estarem conosco neste jantar de confraternização. Essa atitude gera motivação entre o corpo de funcionários da empresa. Desejamos que esta ação sirva de exemplo para todos os empresários e que o número de “funcionários padrão” seja ampliado em 2014, pois ela representa um reconhecimento do trabalho desempenhado pelo funcionário.

Aproveito a oportunidade, como Presidente da ACIMDERJ, para agradecer o apoio recebido durante o ano de 2013 do corpo diretivo e associados, sem o qual muitas dessas ações não teriam sido realizadas. Com o envolvimento e a participação de todos vocês, buscaremos ampliar nossas atividades, lembrando que estamos sempre abertos a novas propostas, a sugestões de melhoria do nosso trabalho, bem como às críticas construtivas, pois entendo que elas são alavancas para fomentar a qualidade do nosso trabalho. Lembrem-se, caros amigos: a ACIMDERJ é de todos nós, e é o trabalho em conjunto que alimentará a sua permanência no mercado.

É minha intenção continuar propiciando atividades que promovam maior entrosamento entre os associados.  Fiel aos meus princípios enquanto profissional do ramo madeireiro e cidadão brasileiro, continuo prezando pela amizade, pelo companheirismo, pela troca de ideias e experiências e, principalmente, pela união do grupo em prol de um bem comum e que se reflita em benefício da sociedade e da região na qual estamos inseridos.   O trabalho da ACIMDERJ deve refletir a intenção do todo em detrimento do interesse individual.

Com base neste propósito, gostaria de CONVOCAR CADA UM DOS MEMBROS DA ACIMDERJ para, desde já, pensarmos no próximo e importante evento, que é a comemoração dos 5 anos de fundação da ACIMDERJ, que ocorreu em Julho/ 2009. Ainda não temos data definida para o encontro, mas estou certo que este evento será bastante significativo e marcante para todos nós. Durante as reuniões mensais, poderemos ouvir as sugestões de vocês para que se torne um dia muito especial para nós, nossos familiares, amigos, funcionários e para a Associação.

            Gostaria de agradecer a todos aqueles, presentes ou não a este encontro, que de forma direta ou indireta contribuíram e continuarão contribuindo significativamente para tornar realidade o trabalho desenvolvido pela nossa Instituição. Ressalto e agradeço, mais uma vez, a parceria e o apoio do INEA em 2013, em especial ao seu representante, o Sr. Hubert Lima, Gerente Estadual do DOF, e à sua equipe, que estão sempre presentes prestigiando o nosso evento. 

 

      Aproveitando este momento de confraternização, quero ressaltar o trabalho que desenvolvi junto aos associados nas últimas semanas: na verdade, dei uma atenção especial àqueles que se mostravam desanimados ou desmotivados para estarem hoje aqui conosco. Todos sabem que como ser humano, e não apenas como Presidente da ACIMDERJ, tenho uma satisfação especial quando vejo todos vocês no final de cada ano juntos, trocando experiências, em ambiente de plena confraternização, rindo com descontração e reforçando laços de amizade entre si. Por isso, busquei pessoalmente o corpo de associados para envolvê-los e sensibilizá-los do quanto é positivo e agradável vivenciarmos este momento, que eu chamo de “exercício da amizade e da alegria”. Não foi um trabalho de convencimento da minha parte quanto dispensei grande parte do meu tempo para conversar com um número significativo de associados, mas, pelo contrário, foi um momento de conscientizá-los e sensibilizá-los de que, apesar de estarmos vivendo em um Estado, ou em uma cidade com diversos problemas sociais de natureza diversas, é muito importante que todos nós reservemos este tempo para fortalecermos nosso elos de fraternidade, de esperança em um futuro melhor para todos aqueles que nos rodeiam e, sobretudo, de companheirismo, pois estando sozinhos  somos levados ao fracasso e juntos sempre seremos mais fortes.

Quero confessar a vocês, meus amigos, que, nos últimos dias, quando eu recebia um telefonema de um associado confirmando sua presença, minha alma se enchia de alegria por ter cumprido meu papel de amigo e de agregador de parceiros. Não bastasse isso, fui sendo agraciado com a informação de que diversos associados não viriam sós, mas trariam seus familiares e amigos destes familiares. Posso citar como exemplo o Eduardo da Elmaragon, o Nelson e o Mauro da Madesquina.  Comprovo, portanto, neste momento, que meu trabalho não foi em vão, pois vocês estão reconhecendo que dispensar algumas horas a cada final de ano neste ambiente de confraternização, dividindo e compartilhando vitórias e expectativas pela chegada de um ano novo, só fortalece nosso grupo e esta força se estende a todos aqueles que estão ligados a nós e compartilham conosco desse momento. Quero com isso pedir a vocês que não me deixem sozinho nesta tarefa, ou melhor, que cada associado se sinta responsável pelo outro, motivando-o para que estejamos sempre unidos, inclusive se preocupando quando este estiver ausente do nosso meio, ou precisando do nosso apoio. Minha intenção é que a ACIMDERJ seja uma casa de amigos leais, parceiros profissionais, mas, sobretudo, uma casa onde se cultiva o respeito, a ética, a solidariedade e a amizade.

            Para o ano de 2014, nossas expectativas se renovam e com elas novas metas são traçadas. Cuidar com sustentabilidade do nosso solo e do nosso meio ambiente são metas que se intensificam a cada ano na ACIMDERJ.  A imagem de um grupo de profissionais responsáveis e preocupados com o futuro do nosso planeta será ampliada com maior afinco em 2014 através do nosso trabalho consciente e dos recursos de comunicação que a Associação disponibiliza.  O que fazemos hoje é muito pouco diante do que ainda temos a realizar.

            Bem, meus amigos, desejo a todos um ano novo repleto de grandes realizações, pessoais e profissionais. Muita saúde e disposição para o trabalho e que cada um aqui presente, ao seu modo e com sua criatividade, busque sempre a paz, a harmonia, a solidariedade e a melhoria deste país e do nosso planeta.             

Que o espírito de Natal nos traga muitas alegrias e desperte em nós um pensamento de agradecimento por todas as vitórias alcançadas neste ano e a compreensão pelos projetos que não puderam ser realizados. Que a esperança de vivermos em um país melhor aliado ao trabalho consciente possam gerar bons frutos durante o novo ano.

Um abraço fraterno a todos vocês e muito obrigado pela atenção que me dedicaram! 

Rua Lafaiete Pimenta, 44 Centro - Nova Iguaçu - RJ - Brasil - CEP: 262216-100
(21) 2768-7918

contato@acimderj.org.br

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle