POSSE DO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO 

Discurso de posse do Presidente da Associação do Comércio e Indústria de Madeiras e Derivados do Estado do 

Rio de Janeiro – ACIMDERJ

Palavras do Presidente Sr. Wadson Luiz Werly Correia

Proferido em 10/12/2009 às 20:00h

           

            Inicialmente agradeço a confiança de todos os associados da ACIMDERJ que me indicaram para assumir o posto de primeiro Presidente desta instituição pioneira,  que visa a representar os interesses do comércio e da indústria de madeiras e derivados no Estado do Rio de Janeiro.

            Gostaria, também, de  agradecer a todos aqueles que de forma direta ou indireta contribuíram para a realização deste evento e aqueles que participaram efetivamente da estruturação  inicial  desta Instituição,  incluindo os  funcionários do INEA e,  em especial, os do DOF.

            Há 25 anos, trabalho no ramo de madeiras e desde então sempre tencionei organizar uma associação que se preocupasse em defender os interesses deste ramo comercial, lutasse por interesses comuns e buscasse ações que pudessem facilitar nosso trabalho, sempre com o propósito de unir os profissionais desta área em torno de um ideal comum que beneficiasse todos, sem distinção.  Com o decorrer do tempo, apesar de algumas investidas para concretizar esse sonho, percebi, nesses momentos,  que seria muito difícil torná-lo viável.  

            Mas, no meu íntimo, eu não desisti. Achei apenas que o momento oportuno ainda não havia chegado e que esta idéia não estava amadurecida suficientemente para muitos profissionais do ramo.

            Ao longo desses anos de trabalho árduo, vivenciei no ramo de madeiras momentos difíceis e desanimadores, amarguei prejuízos financeiros e perdas materiais. Aliás, uma realidade experimentada por muitos de vocês que estão aqui hoje. Felizmente nesta vida, Deus divide os problemas e cada um recebe o seu quinhão, pois, ao mesmo tempo, Ele nos dá força e sabedoria para buscar outras saídas e voltar à luta. E foi o que fiz.

            Afirmam os teóricos e estudiosos da área de Administração que “O HOMEM SÓ CRESCE NA CRISE”. E eu sou um exemplo vivo dessa verdade.  As dificuldades, as crises pessoais e financeiras que experimentei, impulsionaram-me a lutar ainda mais, a perceber que sozinhos seremos sempre fracos, limitados, mas juntos, unidos em torno de ideais comuns, seremos capazes de transpor os obstáculos com maior facilidade, buscando soluções mais concretas e eficazes,  porque um fortalece o outro.

            Em função do atual momento social e político que estamos vivendo e em consonância com os interesses mundiais, que envolvem uma preocupação cada vez mais expressiva com o meio ambiente, percebi que era o momento de retomar as conversações com meus amigos do ramo para tornar essa idéia real. Outro fator que me motivou foi a constatação de que todos os envolvidos neste setor não possuíam informações precisas ou detinham dados desencontrados com relação à atual legislação ambiental, que é de suma importância para o trabalho que desenvolvemos. Conclui-se hoje que a falta desse conhecimento ou a nossa inabilidade para tratar de assuntos que estejam veiculados a essas informações podem gerar diversos prejuízos para os grupos envolvidos, principalmente prejuízos financeiros, e, numa situação mais extrema, a interdição de suas atividades.

            Cientes dessa nossa fragilidade, é preciso minimizar, ou melhor,  solucionar de vez  a situação. Para tal, o objetivo central da ACIMDERJ é estreitar a relação entre os órgãos governamentais e o comércio de madeiras, bem como participar da elaboração das leis que regem o setor, contribuindo com sugestões, críticas  e experiências concretas vivenciadas por seus associados. Outro aspecto importante será orientar de modo mais objetivo os membros que compõem essa associação, seja na condução de procedimentos que atendam essa legislação, seja para dirimir dúvidas, assim como auxiliar seus membros na condução de processos, dentre outras atividades.   

            A ACIMDERJ é uma instituição que se propõe a cuidar dos interesses coletivos de seus associados e não dos interesses individuais. É indispensável, portanto, que todos se conscientizem que a expansão do comércio de madeiras, desenvolvendo atividades sustentáveis e legais, beneficiará todo o grupo de profissionais que dela fazem parte, ampliando espaços e oportunidades de trabalho.

            Tendo em vista que nosso público-alvo é o comércio e indústria de madeiras, apresento outros objetivos da ACIMDERJ que poderão contribuir de forma significativa para a melhoria do nosso trabalho. Destaco neste momento as seguintes ações:

  • Orientar seus associados quanto aos procedimentos informatizados, indispensáveis no mundo atual, como: o uso de novas tecnologias, procedimentos mais modernos de trabalho, facilitar o conhecimento sobre as novas tendências de mercado, dentre outros.

  • Organizar palestras, treinamentos, encontros, eventos cujo tema esteja ligado ao nosso ramo e, desta forma, prestar informações diversas, orientar procedimentos administrativos e dirimir dúvidas  comuns ou individuais. Esses encontros poderão propiciar, inclusive, o intercâmbio com profissionais e técnicos competentes do mercado que contribuirão para facilitar o nosso trabalho.

  • Fornecer um suporte técnico aos gerentes e funcionários das madeireiras oferecendo informações precisas e atuais sobre a legislação vigente, e, ainda, tentar ajudá-los a resolver situações que se apresentem no dia a dia da empresa;

  • Incentivar e promover a integração entre os associados, abrindo um canal de comunicação permanente que propicie a aproximação, a troca de experiências e a confraternização entre os seus membros. Ressalto, mais uma vez, que essa convivência profissional é sempre produtiva, pois favorece o trabalho, melhora o desempenho profissional, previne contra determinados desgastes e prejuízos profissionais e, ainda, torna a sua empresa e a nossa instituição mais sustentável.

  • Facilitar o acesso virtual, disponibilizando informações que serão veiculadas na página da ACIMDERJ.  

 

Nesse ambiente virtual destacam-se as seguintes seções:

 

            ►O espaço para bate-papo entre os associados, bem como críticas e sugestões;

            ►Apresentar as conquistas realizadas pelo órgão dentro do Estado do Rio de Janeiro e em outros estados;

            ►Manter atualizada uma agenda virtual para divulgar os eventos oferecidos pela ACIMDERJ e por outros órgãos ligados ao ramo de madeiras, bem como as convocações de reuniões entre seus associados;

            ►Disponibilizar os relatórios de receita, prestação de serviços e pagamentos diversos;

            ►Tornar pública a relação de todos os associados da ACIMDERJ, organizados por região e por atividade.

 

  • Ampliar a rede de contatos dos associados em nível direto e indireto, comercial e governamental.

  • Lutar pela instalação da Sede Social da ACIMDERJ. Um espaço  que seja capaz de agregar seus associados, convidados e familiares   em ambiente agradável e digno para uma instituição desse porte.

 

            Gostaria de ressaltar para todos os presentes, e de modo bastante transparente e sincero, que vejo a concorrência profissional como uma estratégia positiva de crescimento empresarial e pessoal, pois ela estimula a criatividade, fomenta a inovação, quebra paradigmas. Sem ela a motivação fica restrita, gera-se uma acomodação que se reflete na perda de novos horizontes.

            Entendo que concorrentes podem travar um relacionamento cordial com o objetivo de resolver problemas comuns, buscar uma solução viável que atenda de modo satisfatório todos os envolvidos. Cria-se, com essas ações, uma verdadeira parceria comercial e social.

            Percebo, também, que no ramo de madeiras, a maior dificuldade de união não é somente entre concorrentes que estejam estabelecidos em bairros próximos, mas em nível estadual, por medo da perda de clientes. Acredito que a ACIMDERJ poderá promover um entrosamento entre os associados de todo o Estado e regiões, objetivando minimizar essa hostilidade que muitas vezes surge porque um não conhece o outro, e só o vê como “concorrente”.

            Em função do voto de confiabilidade que me foi dado por todos os associados na assembléia geral de constituição da ACIMDERJ, do qual muito me orgulho, gostaria de destacar meus objetivos e expectativas pessoais como presidente eleito desta Instituição, compromisso que assumo perante todos os presentes:

  • Durante a minha gestão, usarei de total transparência na administração e no relacionamento com os associados, sem  me aproveitar deste cargo para obter benefícios particulares ou atender  grupos isolados. O meu trabalho será voltado para promover o entrosamento dos associados entre si, entre fornecedores e com os diferentes órgãos governamentais,  para que seja estabelecido um grau de cordialidade e respeito entre todos, visando o bem estar comum.

  • Quanto aos associados, conto com o respeito de vocês perante as decisões tomadas pelo grupo de diretores que os representa, e nele me incluo. Espero, também, total transparência e seriedade na apresentação das dificuldades surgidas no cotidiano, para que, após análise das mesmas, eu possa realizar, com confiabilidade, o trabalho que pretendo desenvolver, representando todos vocês nos setores propostos na busca de soluções viáveis.

  • Desejo, sinceramente, de ambas as partes, que as nossas relações sejam firmadas e solidificadas dentro do respeito e cordialidade que norteiam a vida de homens e profissionais de bem.

 

            Assumo um compromisso pessoal, e conto com o apoio de todos vocês, para mudar a “imagem do  madeireiro” que,  perante  muitos segmentos da sociedade não é bem visto. Quero hoje, aproveitando este evento, apresentar um vídeo que mostra o processo de manejo legal e sustentável idealizado pelo CIPEM do Mato Grosso e que, gentilmente, cedeu-me os direitos para divulgação no Estado. O vídeo será reproduzido durante o jantar.

            Certamente o ano de 2010 marcará o início de uma nova era no ramo de madeiras no Estado do Rio de Janeiro, e para tal, conto com o envolvimento de todos vocês. Aproveito esta oportunidade para desejar a todos um Natal de muita paz e saúde e que o novo ano nos traga grandes realizações, nos aspectos pessoais e profissionais, mas, principalmente, nas questões que envolvam responsabilidade com o meio ambiente!

MUITO OBRIGADO!

 
 

1º CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL

Confraternização de Natal da Associação do Comércio e Indústria de Madeiras e Derivados Do Estado do 

Rio de Janeiro – ACIMDERJ

Palavras do Presidente Sr. Wadson Luiz Werly Correia

Proferido em 08/12/2010 às 20:00h no Porcão Rio’s

  

Prezados Senhores e Senhoras, boa noite!

            Esta noite é um momento muito especial para todos nós: associados da ACIMDERJ, seus familiares, para os nossos colaboradores, para as Instituições que estão ligadas ou desenvolvem algum tipo de trabalho junto a ela e, de uma forma bastante significativa, para mim, Presidente desta Associação, uma vez que há exatamente 1 ano estávamos neste mesmo espaço participando da fundação oficial da ACIMDERJ, uma instituição pioneira,  que visa a representar os interesses do comércio e da indústria de madeiras e derivados no Estado do Rio de Janeiro.

           

            Um ano já se foi e faz-se necessário uma avaliação em conjunto desse período, a fim de rever procedimentos, reestruturar métodos de trabalho, implantar novas estratégias de mercado e manter as ações positivas e que geraram sucesso à nossa associação e seus membros.

 

            Inicialmente agradeço a confiança e a participação  dos responsáveis e dirigentes das 83 (oitenta e três) empresas associadas à ACIMDERJ que confiaram na proposta da nossa associação, participação essa que certamente será ainda mais expressiva durante o ano de 2011, para que os projetos e os objetivos traçados pelo grupo sejam efetivamente alcançados. Agradeço, portanto, a  todos os diretores que me apóiam na condução desta proposta.

 

 

            Gostaria de  agradecer a todos aqueles, presentes ou não neste encontro,  que de forma direta ou indireta contribuíram e continuarão contribuindo significativamente para tornar realidade o trabalho desenvolvido pela nossa Instituição. Em especial ao Dr. HUBERT DE LIMA e demais colaboradores do INEA- Instituto Estadual do Meio Ambiente do RJ -  que hoje nos honram com suas presenças.

            Não posso deixar de agradecer à minha esposa e colaboradores que, certamente, trabalharam muito para que pudéssemos desfrutar deste momento de confraternização e alegria.

            Vivemos hoje uma nova realidade no país e no mundo e temos que nos adaptar a ela. Nosso ramo, seja no comércio ou na indústria, se utiliza dos produtos e derivados da madeira na construção civil, no artesanato, na arquitetura, portanto, nossa responsabilidade social é grande. Outro fator de suma importância é a conscientização e preocupação com a preservação do meio ambiente, tomando ciência das normas e leis que o protegem. Incentivar esses valores é uma das principais metas desta Associação.

            Cumpre-me, nesse momento, prestar algumas informações a todos os presentes acerca das atividades realizadas e desenvolvidas pela ACIMDERJ ao longo do ano de 2010:

  • Para a diretoria da ACIMDERJ é de suma importância a troca de informações que acontecem em nossas reuniões mensais com os associados, e durante este ano aconteceram 9 (nove). Esses encontros fortalecem os propósitos da Associação, visa a orientar procedimentos, integra os seus membros e promove a confraternização e a amizade. Particularmente reforço a importância de que todos os membros da ACIMDERJ  assumam esse compromisso como prioritário em 2011. A pauta e as datas das reuniões ficam disponíveis no site da Associação.

  •  Procuramos manter um bom relacionamento com os órgãos governamentais a que estamos subordinados. Destaco que, através da ACIMDERJ, foi concedido a todas as empresas associadas o que chamamos de AJUSTE DE PÁTIO. Agradecemos, então, àqueles que aceitaram nosso convite e hoje estão aqui presentes. 

  • Desenvolvemos a criação de uma placa com a logomarca da ACIMDERJ, identificando as empresas associadas  para os órgãos responsáveis e o público em geral, com o objetivo de criarmos a cultura de que os produtos aqui comercializados e industrializados  têm origem LEGAL.

  • Para otimizar nosso trabalho, contratamos a empresa Ambiental  Itaipava, na pessoa  do Sr. Eliezer Nascimento, para nos ajudar na busca  de soluções para os problemas diários. Contratamos também a contadora, Drª. Ana Urbieta, que ficou responsável pela  contabilidade e serviços afins da Associação, e o Sr.  Rodrigues para fazer a criação do nosso Site, ou melhor, personalizá-lo.

  • Com relação ao site da ACIMDERJ, tenho observado que o mesmo não está sendo acessado por nossos associados com a devida freqüência. Solicito a todos que ampliem esse acesso, promovam a divulgação do mesmo e apresentem sugestões para torná-lo ainda melhor. Lembro aos associados que os espaços de bate-papo podem ser utilizados para a troca de experiências e informações importantes.

  • Reforçando o compromisso social desta associação, informo-lhes que uma nova parceria na área de Educação foi firmada esta semana com a FACULDADE FLAMA, estabelecida na cidade de Duque de Caxias. Os sócios da ACIMDERJ, seus familiares, os funcionários das empresas associadas e seus dependentes legais que desejarem cursar a Graduação Superior nas áreas de Administração de Empresas, Serviço Social, Enfermagem e Sistemas de Informação receberão o desconto de 10% sobre o valor da menor mensalidade.  A tabela de preços estará disponível no site, bem como as datas das provas dos vestibulares e vocês verão que os preços das mensalidades oferecidos para a ACIMDERJ são os menores da região. Os interessados receberão encaminhamento da nossa Associação para ter direito às vantagens concedidas. É a ACIMDERJ promovendo a capacitação de seus associados, funcionários e familiares.

            Para o ano de 2011, nossas expectativas se renovam e com elas novas metas são traçadas. Dentre elas destaco a importância de maior participação dos associados levando sugestões para a melhoria do nosso trabalho e ajudando na resolução de problemas comuns ao grupo.

            Existe hoje uma dificuldade em relação ao distanciamento geográfico de nossos associados, ou seja, essa situação afeta tanto um associado do norte do Estado (Campos) quanto aos dois associados de Volta Redonda. Quero poder contribuir para que eles se sintam integrados ao grupo, prestigiados e atendidos no que for necessário. Uma meta importante para o próximo ano será ampliar ramificações da ACIMDERJ e, em um breve espaço de tempo, aumentar o número de associados em regiões fora da capital e da Baixada Fluminense e assim prestar  uma assistência in loco, através de palestras e encontros com profissionais do ramo,  justificando, portanto, todo esse nosso empenho.

            Desejo trabalhar com afinco para tornar realidade o sonho da compra de nossa sede própria, para podermos desfrutar de um espaço que atenda às necessidades e interesses dos associados, dos nossos funcionários e colaboradores.

            É verdade que tenho muitos planos e vou trabalhar muito para tornar realidade não apenas os meus  sonhos, mas também o de vocês, porque prezo pela amizade, pelo companheirismo, pela troca de idéias e experiências e, principalmente, pela união do grupo em prol de um bem comum e que se reflita em benefício da sociedade e da região nas quais estamos inseridos.  

            Quero agora prestar uma homenagem e destacar uma personalidade do nosso meio. Tão importante quanto a direção desta Associação ou seus associados, é o grupo de colaboradores que temos hoje. E desse grupo desejo destacar o trabalho incansável do Sr. BENTO, um colaborador indireto, ou melhor, um parceiro da ACIMDERJ que está sempre mobilizado para ampliar as nossas fronteiras e divulgar nossos objetivos. Obrigado Bento pela sua dedicação.

            Nesse dia de “retrospectiva 2010”, aproveito para me desculpar por, em algum momento, não ter atendido plenamente às expectativas de vocês. Aprendi muito durante este primeiro ano de gestão à frente da ACIMDERJ e estou aberto às críticas e sugestões, pois o que deve prevalecer não é o interesse do Presidente da Associação, nem de um reduzido grupo de associados, mas prevalecerá sempre tudo aquilo que possa melhorar o trabalho da equipe, propiciando melhores condições de trabalho para todos nós.

            Cuidar com sustentabilidade do nosso solo e do nosso meio ambiente são metas que se intensificam a cada ano na ACIMDERJ.  A imagem de um grupo de profissionais responsáveis e preocupados com o futuro do nosso planeta será ampliada em 2011 através do nosso trabalho consciente e dos recursos de comunicação que estaremos utilizando e disponibilizando para vocês.

            Desejo a todos um ano novo repleto de grandes realizações, pessoais e profissionais. Muita saúde e disposição para o trabalho e que cada um aqui presente, ao seu modo e com sua criatividade, busque sempre a paz, a harmonia e a solidariedade.

            Boas festas, um abraço a todos e muito obrigado!  

 

2º CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL

Confraternização de Natal da Associação do Comércio e Indústria de Madeiras e Derivados Do Estado do 

Rio de Janeiro – ACIMDERJ

Palavras do Presidente Sr. Wadson Luiz Werly Correia

Proferido em 07/12/2011 às 20:00h no Porcão Rio’s

 

Prezados Senhores e Senhoras, boa noite!

            Esta noite é um momento muito especial para todos nós: associados da ACIMDERJ, seus familiares, para os nossos colaboradores, para as Instituições que estão ligadas ou desenvolvem algum tipo de trabalho junto a ela e, de uma forma bastante significativa, para mim, Presidente desta Associação, uma vez que há dois anos temos nos reunido neste período de festas natalinas para fazer uma avaliação do trabalho desenvolvido durante o ano de 2011, confraternizar com os sócios, amigos e convidados que nos prestigiam  e pensar nas metas para 2012.

           

            É importantíssimo que, ao findar este ano, façamos uma avaliação em conjunto do trabalho desenvolvido, a fim de rever procedimentos, reestruturar métodos de trabalho, avaliar as conseqüências do que não foi feito, implantar novas estratégias de mercado e manter as ações positivas e que geraram sucesso à nossa Associação e seus membros.

 

            Com muita alegria destaco o aumento do número de empresas associadas à ACIMDERJ que cresceu em 2011 de 83 para 101 empresas. Esse fator denota a confiança de seus responsáveis na proposta da nossa Associação e fortalece a participação de todos, participação essa que certamente será ainda mais expressiva durante o ano de 2012, para que os projetos e os objetivos traçados pelo grupo sejam efetivamente alcançados. Agradeço aos diretores que me apóiam na condução desta proposta.

 

 

            Gostaria de  agradecer a todos aqueles, presentes ou não a este encontro,  que de forma direta ou indireta contribuíram e continuarão contribuindo significativamente para tornar realidade o trabalho desenvolvido pela nossa Instituição.

            Cumpre-me, nesse momento, como presidente da ACIMDERJ, prestar algumas informações a todos os presentes acerca das atividades realizadas e desenvolvidas pela nossa Associação ao longo do ano de 2011:

  • Ratifico que para a diretoria da ACIMDERJ é de suma importância a troca de informações que acontecem em nossas reuniões mensais com os associados, e durante este ano aconteceram 9 (nove). Esses encontros fortalecem os propósitos da Associação, visa a orientar procedimentos, integra os seus membros e promove a confraternização e a amizade. Particularmente reforço a importância de que todos os membros da ACIMDERJ assumam esse compromisso como prioritário em 2012 e ressalto que é muito bem-vinda a presença dos novos sócios a estes encontros. A pauta e as datas das reuniões ficam disponíveis no site da Associação.

  • Com relação ao site da ACIMDERJ, observo que o mesmo não está sendo acessado por nossos associados com a devida freqüência. Solicito a todos que ampliem esse acesso, promovam a divulgação do mesmo e apresentem sugestões para torná-lo ainda melhor. Torno a lembrar  aos associados que os espaços de bate-papo podem ser utilizados para a troca de experiências e informações importantes.

  • Nossa Instituição renova a cada ano os propósitos de engajamento com a preservação do meio ambiente, divulgando em nossos ambientes a normatização e as leis que o protegem. Incentivar esses valores no espaço de trabalho das empresas onde estamos veiculados é uma das principais metas desta Associação.

Quero aproveitar este momento, quando um número significativo de associados está reunido, para me retratar com vocês sobre minha atuação como Presidente da ACIMDERJ durante o ano de 2011. Fazendo uma avaliação pessoal sobre a mesma e num processo de total transparência, considero minha atuação bastante modesta, tendo em vista os objetivos traçados no final de 2010. Diversos fatores contribuíram para que o trabalho não atendesse às expectativas do grupo e nem às minhas. Acerca desse resultado não satisfatório, avalio que falhas houveram, mas que elas podem ser corrigidas ou reduzidas neste próximo ano. Reconheço também minhas limitações em alguns momentos à frente da Instituição, mas peço que cada um dos associados faça também uma avaliação pessoal sobre os rumos de nossa Associação em 2012 e de como poderá intervir para o seu crescimento. Lembrem-se, caros amigos, que a ACIMDERJ é de todos nós, e é o trabalho em conjunto que alimentará a sua permanência no mercado. Mantenho-me, portanto, aberto às críticas e sugestões, pois entendo que elas são alavancas para fomentar a qualidade do nosso trabalho.

            Para o ano de 2012, nossas expectativas se renovam e com elas novas metas são traçadas. Dentre elas destaco a importância de maior participação dos associados levando sugestões para a melhoria do nosso trabalho e ajudando na resolução de problemas comuns ao grupo.

            Mantenho também meu propósito de trabalhar com afinco e tornar realidade o sonho da compra de nossa sede própria em 2012, para podermos desfrutar de um espaço que atenda às necessidades e interesses dos associados, dos nossos funcionários e colaboradores. 

            Fiel aos meus princípios enquanto profissional do ramo madeireiro e cidadão brasileiro, continuo  prezando pela amizade, pelo companheirismo, pela troca de idéias e experiências e, principalmente, pela união do grupo em prol de um bem comum e que se reflita em benefício da sociedade e da região na qual estamos inseridos.   O trabalho da ACIMDERJ deve refletir a intenção do todo em detrimento do interesse individual.

            Nesse dia de “retrospectiva 2011”, aproveito para lembrar a todos os presentes que meu mandato como Presidente da ACIMDERJ se encerrará no final do próximo ano. Esta experiência tem sido gratificante para mim e o aprendizado imensurável, entretanto, tenho consciência que esta oportunidade deve estar aberta a outros sócios, através de uma eleição transparente, limpa e respaldada pela atual Diretoria da Associação. Caros amigos, estejam preparados para este momento! 

            Cuidar com sustentabilidade do nosso solo e do nosso meio ambiente são metas que se intensificam a cada ano na ACIMDERJ.  A imagem de um grupo de profissionais responsáveis e preocupados com o futuro do nosso planeta será ampliada em 2012 através do nosso trabalho consciente e dos recursos de comunicação que a Associação disponibiliza.  O que fazemos hoje é muito pouco diante do que ainda temos a realizar.

            Bem, meus amigos, após dois anos à frente da ACIMDERJ, reconheço que  uma grande mudança ocorreu, comparando os anos de 2009, 2010 e 2011, e que vocês poderão comprovar neste momento: O MEU DISCURSO ESTÁ MAIS CURTO!

            Finalizando, desejo a todos um ano novo repleto de grandes realizações, pessoais e profissionais. Muita saúde e disposição para o trabalho e que cada um aqui presente, ao seu modo e com sua criatividade, busque sempre a paz, a harmonia, a solidariedade e a melhoria deste país e do nosso planeta.           

Que o espírito de Natal nos traga muitas alegrias e desperte em nós um pensamento de agradecimento por todas as vitórias alcançadas neste ano e a compreensão pelos projetos que não puderam ser realizados.

Um abraço fraterno a todos vocês e muito obrigado!  

 

3º CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL E POSSE DO 2º MANDATO DO ATUAL PRESIDENTE

Confraternização de Natal da Associação do Comércio e Indústria de Madeiras e Derivados Do Estado do 

Rio de Janeiro – ACIMDERJ e Posse do 2º Mandato do Atual Presidente do ACIMDERJ

Palavras do Presidente Sr. Wadson Luiz Werly Correia

Proferido em 30/11/2012 às 20:00h no Porcão Rio’s

Prezados Senhores e Senhoras, boa noite!!

            Esta noite reafirma-se um compromisso que assumimos há 3 anos e que se tornou um encontro especial para todos nós: associados da ACIMDERJ, seus familiares,  nossos colaboradores e amigos, para as Instituições que estão ligadas ou desenvolvem algum tipo de trabalho junto à nossa Instituição e, de uma forma bastante significativa, para mim, Presidente desta Associação, uma vez que, estando à frente da Presidência da ACIMDERJ desde que a mesma foi fundada em 2009, tenho enveredado esforços pessoais para que este encontro faça parte do calendário de atividades anuas da ACIMDERJ e seja realizado neste clima de amizade, confraternização, entrosamento entre os presentes e, da minha parte,  apresentando também as metas alcançadas e as propostas para o próximo ano, fazendo, inclusive,  uma avaliação pública do trabalho desenvolvido durante o ano de 2012 junto a todos que ora nos prestigiam com suas presenças.

Primeiramente quero agradecer a confiança de todos os associados da ACIMDERJ que indicaram meu nome para a reeleição do mandato de Presidente para os próximos 3 (três) anos, que expirará em 2015. Este fato fortalece os laços de respeito, compromisso profissional e amizade que tenho com todos os associados indistintamente, os quais sempre tratei com atenção e total imparcialidade.. 

Considerando a posição que ocupo e a importância que a ACIMDERJ assumiu no mercado madeireiro do Estado do Rio de Janeiro, ressalto que sempre coloquei os interesses da Associação acima dos meus interesses pessoais, buscando sempre viabilizar condições ou estratégias que pudessem melhorar o trabalho desenvolvido pelos associados.

            É importantíssimo que, ao findar este ano, façamos todos uma avaliação ainda mais criteriosa do trabalho desenvolvido no 1º triênio da ACIMDERJ,  a fim de rever procedimentos, reestruturar métodos de trabalho, avaliar as consequências do que não foi feito, implantar novas estratégias de mercado e manter as ações positivas e que geraram sucesso à nossa Associação e aos seus membros.

 

            Desejo agora destacar as principais metas alcançadas ao longo do triênio 2010-2012:

  • O aumento do número de empresas associadas à ACIMDERJ no período de 2010  a 2012. Esse fator denota a confiança de seus responsáveis na proposta da nossa Associação e fortalece a participação de todos. Agradeço aos diretores que me apoiam na condução desta proposta de ampliar cada vez mais o corpo de associados da ACIMDERJ.

  • A ACIMDERJ estabeleceu-se no mercado madeireiro como uma MARCA que expressa “responsabilidade sustentável para com o meio ambiente”.  Atualmente a marca “ACIMDERJ” está presente em espaços e redes sociais da internet. Aconselho os associados a comprovarem  este fato.

  • A partir da organização financeira que a presidência e os diretores estabeleceram ao longo deste triênio, foi possível consolidar uma das metas apresentadas no primeiro ano do meu mandato, que foi a compra da sede própria da ACIMDERJ. São duas salas comerciais localizadas na Rodovia Washington Luiz, que é hoje um ponto estratégico comercial no Estado do Rio de Janeiro.  A entrega está prevista para 2015.

  • A periodicidade das reuniões com os associados. Desde que assumi a presidência desta Associação dou especial atenção a esses encontros, pois entendo que eles fortalecem os propósitos da nossa Associação, visa a orientar procedimentos, integra os seus membros e promove a confraternização e a amizade. Manteremos esta atividade para o próximo triênio e, desde já, ressalto que é muito bem-vinda a presença dos novos e antigos sócios a estes encontros mensais. A pauta e as datas das reuniões ficam disponíveis no site da Associação.

  • A criação do site da ACIMDERJ, que disponibiliza informações importantes e diversificadas sobre o nosso trabalho e espaços de bate-papo que podem ser utilizados para a troca de experiências entre seus associados. 

  • Desde que assumi este cargo, tenho procurado viabilizar uma consultoria permanente, que se faz através do acompanhamento e orientação que a Associação presta aos seus associados e funcionários, desde informações prestadas no site até o contato direto com os sócios.

  • A ACIMDERJ se tornou hoje uma representatividade legal junto aos seus associados, o que é função do Estado.

  • Promove e apoia as ações desenvolvidas pelo INEA e IBAMA.

  • Destacamos que a ACIMDERJ e seus associados compõem um segmento importante da economia do Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista que gera muitos empregos e promove a inserção de trabalhadores e profissionais do ramo madeireiro.

  • Outro fator que merece destaque é o fato de os associados estarem se integrando cada vez mais para discutir, apresentar propostas e sugestões sobre temas que envolvam interesses afins. Isso é muito positivo e, como Presidente da Associação, sempre dei relevância a esta troca de ideias e experiências, incentivando esta convivência saudável. Há uma afirmativa que permeia os espaços da área de Administração, de um autor desconhecido, que retrata e reforça a minha convicção sobre a importância da cooperação profissional entre os seres humanos. Diz o autor:

“Estarmos juntos: é um começo. Continuarmos juntos: é um progresso. Trabalharmos juntos: é a chave do sucesso.”

Por outro lado, ao fazer um balanço das ações desenvolvidas neste triênio, tenho consciência que há muito a se fazer, entretanto estou convicto  de que nada é conquistado sem a ajuda e a participação de todos que fazem parte, direta ou indiretamente, da ACIMDERJ. Como Presidente sou apenas uma célula deste organismo que cresce e toma vida a cada ano. Nosso objetivo é que ela ganhe maturidade e produza frutos cada vez melhores.

Comprometo-me a manter minha proposta inicial de reduzir a visão marginalizada do papel do madeireiro perante a sociedade brasileira. A semente foi plantada, mas precisa ser cuidada por cada um de nós de modo que um novo perfil para os que atuam no mercado madeireiro seja traçado e, assim, respeitado por todos os segmentos da nossa sociedade. Para atingir esse objetivo, proponho buscar, como parceiro nessa empreitada, os representantes do Rottary Club para que, juntos, possamos trabalhar pela conscientização social do real papel dos madeireiros no Brasil.

Certamente o Presidente da ACIMDERJ, apesar do apoio do corpo diretivo, não atendeu a todas as metas estabelecidas desde o início de sua gestão, embora tenha se empenhado para tal. Com o apoio e participação de todos os associados, buscaremos, primeiramente, atingir as metas pendentes do triênio anterior que são importantes para a Associação, mas não foram alcançadas. A seguir, apresento-lhes outras  metas que, certamente, motivarão ainda mais o grupo aqui presente:

  • Organizar palestras e comunicações cujos temas sejam de interesse dos associados e seus funcionários, com a periodicidade de uma palestra por semestre. 

  • Reivindicar, junto aos órgãos competentes, a criação de um polo moveleiro no Município de Petrópolis. Esclareço que os primeiros contatos já estão sendo feitos.

  • Promover a modernização do site da ACIMDERJ e buscar parcerias para o mesmo, de modo a expandir e dar visibilidade ao trabalho realizado pelos associados.

  • Propiciar atividades que promovam maior entrosamento entre os associados.  Fiel aos meus princípios enquanto profissional do ramo madeireiro e cidadão brasileiro, continuo  prezando pela amizade, pelo companheirismo, pela troca de ideias e experiências e, principalmente, pela união do grupo em prol de um bem comum e que se reflita em benefício da sociedade e da região na qual estamos inseridos.   O trabalho da ACIMDERJ deve refletir a intenção do todo em detrimento do interesse individual.

  • Contatar profissionais do ramo madeireiro que possam apresentar propostas junto às Prefeituras Municipais ou órgãos e segmentos da sociedade, que promovam a conscientização social, o respeito pela terra e pelas matas, firmando o desenvolvimento sustentável que defendemos.

Lembrem-se, caros amigos, que a ACIMDERJ é de todos nós, e é o trabalho em conjunto que alimentará a sua permanência no mercado. Mantenho-me, portanto, aberto à propostas de outras metas para os próximos anos, bem como aceitarei as críticas e sugestões, pois entendo que elas são alavancas para fomentar a qualidade do nosso trabalho.

            Gostaria de  agradecer a todos aqueles, presentes ou não a este encontro,  que de forma direta ou indireta contribuíram e continuarão contribuindo significativamente para tornar realidade o trabalho desenvolvido pela nossa Instituição. Sem o envolvimento de todos nós, nada disso seria possível.

            Para o ano de 2013, nossas expectativas se renovam e com elas novas metas são traçadas. Cuidar com sustentabilidade do nosso solo e do nosso meio ambiente são metas que se intensificam a cada ano na ACIMDERJ.  A imagem de um grupo de profissionais responsáveis e preocupados com o futuro do nosso planeta será ampliada com maior afinco em 2013 através do nosso trabalho consciente e dos recursos de comunicação que a Associação disponibiliza.  O que fazemos hoje é muito pouco diante do que ainda temos a realizar.

            Bem, meus amigos, ao contrário do que muitos previam e sem atender a expectativa de outros amigos, neste ano O MEU DISCURSO ESTÁ MAIS LONGO! É, meus amigos, são muitas emoções acumuladas ao longo de 3 anos!!!  Justifico esse fato porque temos hoje dois propósitos:  celebrar as vitórias de 2012 e consolidar a minha pose para o 2º mandato.

            Finalizando, desejo a todos um ano novo repleto de grandes realizações, pessoais e profissionais. Muita saúde e disposição para o trabalho e que cada um aqui presente, ao seu modo e com sua criatividade, busque sempre a paz, a harmonia, a solidariedade e a melhoria deste país e do nosso planeta.            Na verdade, “Nenhum ano será realmente novo se continuarmos a cometer os mesmos erros dos anos anteriores.” 

Que o espírito de Natal nos traga muitas alegrias e desperte em nós um pensamento de agradecimento por todas as vitórias alcançadas neste ano e a compreensão pelos projetos que não puderam ser realizados.

Um abraço fraterno a todos vocês e muito obrigado! 

 

4º CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL

Confraternização de Natal da Associação do Comércio e Indústria de Madeiras e Derivados Do Estado do 

Rio de Janeiro – ACIMDERJ

Palavras do Presidente Sr. Wadson Luiz Werly Correia

Proferido em 05/12/2013 às 19h00min no Porcão Rio’s

Prezados Senhores e Senhoras, boa noite!!

              Nesta noite, gostaria de convidar todos vocês para celebrarmos OS ELOS DE AMIZADE QUE EXISTEM ENTRE NÓS: associados da ACIMDERJ, nossos familiares, nossos colaboradores e amigos, os representantes de órgãos governamentais, as empresas que estão ligadas ou desenvolvem algum tipo de trabalho junto à nossa Instituição. Desde       que assumi a Presidência desta Associação, fundada em 2009, tenho enveredado esforços pessoais para que este encontro faça parte do calendário de atividades anuais da ACIMDERJ e seja realizado neste clima de alegria, de confraternização, de entrosamento entre os presentes e, da minha parte, aproveito a oportunidade para apresentar as metas alcançadas e as propostas para o próximo ano, fazendo, inclusive, uma avaliação pública do trabalho desenvolvido durante o ano de 2013 junto a todos que ora nos prestigiam com suas presenças.

            Quero, inicialmente, dar as boas-vindas e agradecer a presença de todos, em especial aqueles que não mediram esforços para estarem aqui conosco e viajaram de lugares mais distantes, como os associados da Região dos Lagos, Serrana, Macaé e Campos.

Primeiramente quero agradecer, mais uma vez, a confiança de todos os associados da ACIMDERJ, pois este fato fortalece os laços de respeito, compromisso profissional e amizade que tenho com todos os associados, os quais sempre tratei com atenção e total imparcialidade.   

            É importantíssimo que, ao findar este ano, a Diretoria da ACIMDERJ e seu presidente apresentem a vocês uma síntese do trabalho desenvolvido em 2013, a fim de rever procedimentos, reestruturar métodos de trabalho, avaliar as consequências do que não foi feito, implantar novas estratégias de mercado, ampliar as relações profissionais e manter as ações positivas e que geraram sucesso à nossa Associação e aos seus membros.

 

            Desejo, inicialmente, destacar as principais conquistas do ano de 2013:

  • A expansão da área de atuação da ACIMDERJ que passou a abranger a Região dos Lagos até Macaé e Campos. Esta conquista deveu-se, principalmente, à intervenção direta do Presidente que passou a visitar as empresas e difundir o trabalho da Associação. A partir deste contato, conquistou 100% das empresas visitadas, ao mesmo tempo em que detectou as principais dificuldades enfrentadas pelas mesmas em relação ao cumprimento das exigências ambientais, prestando-lhes a assistência necessária. 

Aproveito para registrar a presença de todos os novos associados destas regiões, que vieram confraternizar com os demais associados nesta data especial. Além de termos aqui 100% dos empresários do ramo que se associaram à ACIMDERJ, contamos também com a presença de diversos madeireiros que vieram conhecer nossa associação e estou certo que, muito breve, já farão parte deste grupo. Para todos os novos associados e futuros associados, peço aos presentes uma salva de palmas de boas-vindas!

MUITO OBRIGADO PELA PRESENÇA DE TODOS VOCÊS. SINTAM-SE BEM-VINDOS A ESTA ASSOCIAÇÃO! 

Dando prosseguimento,

  • Destaco a reunião do INEA com as empresas madeireiras da Região dos Lagos e Campos, que ocorreu na cidade de Macaé em 27 de agosto do corrente ano, que contou com a presença dos Diretores da ACIMDERJ: Luiz Vital, Francisco Moraes, Franklin e Luiz Taveira; do nosso Técnico Ambiental Sr. Eliezer e da nossa contadora Sra. Ana Urbieta. Neste encontro, houve uma integração dos madeireiros e seus clientes ligados à construção civil com o INEA, sanando as dúvidas que existiam na ocasião, principalmente quanto ao acesso ao Cadastro Técnico Federal do setor e, em uma situação inédita, houve alguns atendimentos individualizados à algumas  empresas junto ao órgão. Esse trabalho surtiu um efeito positivo, culminando com a adesão de novos associados para a ACIMDERJ. 

  • Desejo que esta minha iniciativa, que foi envolver e trazer novas empresas para a nossa Associação, possa servir de motivação para os demais membros da Diretoria e associados. A ampliação do nosso grupo viabilizará o atendimento de outras reivindicações dos madeireiros junto aos órgãos governamentais, pois assim passamos a ter uma representatividade mais expressiva no Estado do Rio de Janeiro.

Destaco as palavras da Psicóloga e escritora Sonia Café, que ressalta a importância das parcerias, tanto no aspecto profissional quanto pessoal:

“Quando há parceria não existe dominação. As partes envolvidas em uma mesma situação comungam suas habilidades e talentos para criar uma meta compartilhada. Caminhar juntos em direção a esta meta, conscientes do processo que isso implica, é a verdadeira parceria na qual os opostos descobrem que são absolutamente complementares.”

  • É importante ressaltar que a ACIMDERJ estabeleceu-se no mercado madeireiro como uma MARCA que expressa “responsabilidade sustentável para com o meio ambiente”.  Atualmente a marca “ACIMDERJ” está presente em espaços e redes sociais da internet. Aconselho os associados a comprovarem este fato.

  • A periodicidade das reuniões com os associados tem gerado uma participação mais efetiva de seus membros, trazendo à pauta assuntos importantes e fomentando a discussão, o que é muito positivo. Esses encontros fortalecem os propósitos da nossa Associação, visa a orientar procedimentos, integra os seus membros e promove a confraternização e a amizade. Manteremos esta atividade em 2014 e, desde já, ressalto que é muito bem-vinda a presença dos novos e antigos sócios a estes encontros mensais. A pauta e as datas das reuniões ficam disponíveis no site da Associação.

  • A Diretoria da ACIMDERJ e a maioria dos nossos associados têm se preocupado em trazer e divulgar todas as alterações e inovações relacionadas à legislação tributária e ambiental, a nível FEDERAL – ESTADUAL – MUNICIPAL. Essa participação do grupo merece relevância, pois traz benefícios significativos a todos os associados. Destaco o fato de que, em recente reunião mensal da Associação, estabeleceu-se um debate veemente sobre ST entre os presentes. O “acaloramento” da discussão fez com que, ao findar este encontro, os participantes a elegessem como “a melhor reunião de 2013!”. Isso comprova que o debate, com respeito e seriedade, é sempre fator positivo em nosso meio.

  • A ACIMDERJ apoia as ações desenvolvidas pelo INEA e IBAMA; promove a integração das empresas com estes e outros órgãos governamentais locais e orienta o aprimoramento e a qualidade da relação EMPRESA – CLIENTE.

  • É necessário destacar que a ACIMDERJ e seus associados compõem um segmento importante da economia do Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista que gera empregos e promove a inserção de muitos trabalhadores e profissionais do ramo madeireiro. Os seus associados trabalham em uma uniformidade de padrão empresarial e normativo, o que comprova a seriedade da Associação. O crescimento da ACIMDERJ tem influenciado outros madeireiros e profissionais do ramo, e em um futuro próximo, desejamos que eles também façam parte do nosso grupo. Então, meus amigos, O QUE PRECISA SER FEITO PARA QUE ISSO ACONTEÇA? É muito simples: BASTA APENAS QUE CADA ASSOCIADO TOME ESTA FUNÇÃO PARA SI PRÓPRIO E INTEGRE ESTAS PESSOAS À NOSSA ASSOCIAÇÃO!

  • Quero destacar a iniciativa de alguns associados em convidar seus funcionários, eleitos pelo bom desempenho profissional durante o ano de 2013, premiando-os com um convite para estarem conosco neste jantar de confraternização. Essa atitude gera motivação entre o corpo de funcionários da empresa. Desejamos que esta ação sirva de exemplo para todos os empresários e que o número de “funcionários padrão” seja ampliado em 2014, pois ela representa um reconhecimento do trabalho desempenhado pelo funcionário.

Aproveito a oportunidade, como Presidente da ACIMDERJ, para agradecer o apoio recebido durante o ano de 2013 do corpo diretivo e associados, sem o qual muitas dessas ações não teriam sido realizadas. Com o envolvimento e a participação de todos vocês, buscaremos ampliar nossas atividades, lembrando que estamos sempre abertos a novas propostas, a sugestões de melhoria do nosso trabalho, bem como às críticas construtivas, pois entendo que elas são alavancas para fomentar a qualidade do nosso trabalho. Lembrem-se, caros amigos: a ACIMDERJ é de todos nós, e é o trabalho em conjunto que alimentará a sua permanência no mercado.

É minha intenção continuar propiciando atividades que promovam maior entrosamento entre os associados.  Fiel aos meus princípios enquanto profissional do ramo madeireiro e cidadão brasileiro, continuo prezando pela amizade, pelo companheirismo, pela troca de ideias e experiências e, principalmente, pela união do grupo em prol de um bem comum e que se reflita em benefício da sociedade e da região na qual estamos inseridos.   O trabalho da ACIMDERJ deve refletir a intenção do todo em detrimento do interesse individual.

Com base neste propósito, gostaria de CONVOCAR CADA UM DOS MEMBROS DA ACIMDERJ para, desde já, pensarmos no próximo e importante evento, que é a comemoração dos 5 anos de fundação da ACIMDERJ, que ocorreu em Julho/ 2009. Ainda não temos data definida para o encontro, mas estou certo que este evento será bastante significativo e marcante para todos nós. Durante as reuniões mensais, poderemos ouvir as sugestões de vocês para que se torne um dia muito especial para nós, nossos familiares, amigos, funcionários e para a Associação.

            Gostaria de agradecer a todos aqueles, presentes ou não a este encontro, que de forma direta ou indireta contribuíram e continuarão contribuindo significativamente para tornar realidade o trabalho desenvolvido pela nossa Instituição. Ressalto e agradeço, mais uma vez, a parceria e o apoio do INEA em 2013, em especial ao seu representante, o Sr. Hubert Lima, Gerente Estadual do DOF, e à sua equipe, que estão sempre presentes prestigiando o nosso evento. 

 

      Aproveitando este momento de confraternização, quero ressaltar o trabalho que desenvolvi junto aos associados nas últimas semanas: na verdade, dei uma atenção especial àqueles que se mostravam desanimados ou desmotivados para estarem hoje aqui conosco. Todos sabem que como ser humano, e não apenas como Presidente da ACIMDERJ, tenho uma satisfação especial quando vejo todos vocês no final de cada ano juntos, trocando experiências, em ambiente de plena confraternização, rindo com descontração e reforçando laços de amizade entre si. Por isso, busquei pessoalmente o corpo de associados para envolvê-los e sensibilizá-los do quanto é positivo e agradável vivenciarmos este momento, que eu chamo de “exercício da amizade e da alegria”. Não foi um trabalho de convencimento da minha parte quanto dispensei grande parte do meu tempo para conversar com um número significativo de associados, mas, pelo contrário, foi um momento de conscientizá-los e sensibilizá-los de que, apesar de estarmos vivendo em um Estado, ou em uma cidade com diversos problemas sociais de natureza diversas, é muito importante que todos nós reservemos este tempo para fortalecermos nosso elos de fraternidade, de esperança em um futuro melhor para todos aqueles que nos rodeiam e, sobretudo, de companheirismo, pois estando sozinhos  somos levados ao fracasso e juntos sempre seremos mais fortes.

Quero confessar a vocês, meus amigos, que, nos últimos dias, quando eu recebia um telefonema de um associado confirmando sua presença, minha alma se enchia de alegria por ter cumprido meu papel de amigo e de agregador de parceiros. Não bastasse isso, fui sendo agraciado com a informação de que diversos associados não viriam sós, mas trariam seus familiares e amigos destes familiares. Posso citar como exemplo o Eduardo da Elmaragon, o Nelson e o Mauro da Madesquina.  Comprovo, portanto, neste momento, que meu trabalho não foi em vão, pois vocês estão reconhecendo que dispensar algumas horas a cada final de ano neste ambiente de confraternização, dividindo e compartilhando vitórias e expectativas pela chegada de um ano novo, só fortalece nosso grupo e esta força se estende a todos aqueles que estão ligados a nós e compartilham conosco desse momento. Quero com isso pedir a vocês que não me deixem sozinho nesta tarefa, ou melhor, que cada associado se sinta responsável pelo outro, motivando-o para que estejamos sempre unidos, inclusive se preocupando quando este estiver ausente do nosso meio, ou precisando do nosso apoio. Minha intenção é que a ACIMDERJ seja uma casa de amigos leais, parceiros profissionais, mas, sobretudo, uma casa onde se cultiva o respeito, a ética, a solidariedade e a amizade.

            Para o ano de 2014, nossas expectativas se renovam e com elas novas metas são traçadas. Cuidar com sustentabilidade do nosso solo e do nosso meio ambiente são metas que se intensificam a cada ano na ACIMDERJ.  A imagem de um grupo de profissionais responsáveis e preocupados com o futuro do nosso planeta será ampliada com maior afinco em 2014 através do nosso trabalho consciente e dos recursos de comunicação que a Associação disponibiliza.  O que fazemos hoje é muito pouco diante do que ainda temos a realizar.

            Bem, meus amigos, desejo a todos um ano novo repleto de grandes realizações, pessoais e profissionais. Muita saúde e disposição para o trabalho e que cada um aqui presente, ao seu modo e com sua criatividade, busque sempre a paz, a harmonia, a solidariedade e a melhoria deste país e do nosso planeta.             

Que o espírito de Natal nos traga muitas alegrias e desperte em nós um pensamento de agradecimento por todas as vitórias alcançadas neste ano e a compreensão pelos projetos que não puderam ser realizados. Que a esperança de vivermos em um país melhor aliado ao trabalho consciente possam gerar bons frutos durante o novo ano.

Um abraço fraterno a todos vocês e muito obrigado pela atenção que me dedicaram! 

 

5º CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL

Confraternização de Natal da Associação do Comércio e Indústria de Madeiras e Derivados Do Estado do 

Rio de Janeiro – ACIMDERJ

Palavras do Presidente Sr. Wadson Luiz Werly Correia

Proferido em 05/12/2014 às 19h00min no Porcão Rio’s

Prezados Senhores e Senhoras, boa noite!

            Nesta noite, gostaria de convidar todos vocês para celebrarmos, mais uma vez, OS ELOS DE AMIZADE QUE EXISTEM ENTRE TODOS NÓS: associados da ACIMDERJ, nossos familiares, nossos colaboradores e amigos, os representantes de órgãos governamentais, as empresas que estão ligadas ou desenvolvem algum tipo de trabalho junto à nossa Instituição. Desde             que assumi a Presidência desta Associação tenho enveredado esforços pessoais para que este encontro faça parte do calendário de atividades anuais da ACIMDERJ ao longo dos seus CINCO ANOS DE FUNDAÇÃO, e seja realizado neste clima de alegria, de confraternização, de entrosamento entre os presentes e, da minha parte, aproveito a oportunidade para fazer uma avaliação pública do trabalho desenvolvido neste período junto a todos que ora nos prestigiam com suas presenças.

            Quero, inicialmente, dar as boas-vindas e agradecer a presença de todos neste encontro, em especial aqueles que não mediram esforços para estarem aqui conosco e os que viajaram de lugares mais distantes, como os associados da Região dos Lagos e Região Serrana. É muito bom receber vocês aqui!

Primeiramente quero agradecer, mais uma vez, a confiança de todos os associados da ACIMDERJ, pois este fato fortalece os laços de respeito, compromisso profissional e amizade que tenho com todos os associados, os quais sempre tratei com atenção e total imparcialidade.  O dia de hoje tem um caráter especial em função de que a ACIMDERJ  comemora em 2014 CINCO ANOS DE SUA FUNDAÇÃO e, nesse período, foi se consolidando no mercado madeireiro como um órgão que visa a apoiar e orientar o trabalho das empresas do ramo de madeiras no Estado do Rio de Janeiro.

A ACIMDERJ ultrapassou as barreiras iniciais, venceu o descrédito de alguns, construiu um grupo forte de associados, buscou padronizar procedimentos de trabalho, ampliou suas fronteiras no Estado ao longo desses cinco anos, mantendo, inclusive, o mesmo Presidente, escolhido por vocês mesmos. Tudo isso são conquistas da Associação e se tornam motivo de orgulho para cada um nós e para mim tem um caráter bastante significativo, pois venho lutando desde 2009 para que nos mantenhamos como um grupo de parceiros, solidários, procurando ajudar uns aos outros e visando ao crescimento coletivo e da sociedade em que estamos inseridos.

É muito importante que, ao completar cinco anos de atividade e aproveitando este encontro anual, a Diretoria da ACIMDERJ e seu presidente ressaltem alguns valores e ações da nossa Associação:

  • Um de nossos pilares foi fomentar em cada um dos associados o companheirismo e a união do grupo, estabelecendo um clima de amizade que se ampliou e fortaleceu ao longo dos anos.

  • Apesar de nunca ter conseguido reunir 80 ou 70% dos associados, que para mim é uma frustração, a cada primeira semana do mês é realizada a Reunião Mensal da ACIMDERJ e nela são tratados assuntos de interesses do ramo e questões que afetam diretamente as empresas associadas.  Espero que em 2015 eu possa contar com uma participação mais efetiva de vocês, trazendo também suas propostas e críticas que contribuam para a ampliação e melhoria do nosso trabalho.

  • Como Presidente da ACIMDERJ, busquei envolver e trazer novas empresas para a nossa Associação, uma atitude que deve ser imitada por todos os associados para que este órgão se torne cada vez mais forte no mercado madeireiro do Estado. A ampliação do nosso grupo viabilizará o atendimento de outras reivindicações dos madeireiros junto aos órgãos governamentais, pois foi assim que passamos a ter uma representatividade cada vez mais expressiva dentro do Estado do Rio de Janeiro.

  • Outro ponto que merece destaque foi a expansão da área de atuação da ACIMDERJ que passou a abranger a Região dos Lagos até Macaé e Campos. Esta conquista deveu-se, principalmente, à intervenção direta do Presidente que passou a visitar as empresas e difundir o trabalho da Associação. A partir deste contato, conquistamos 100% das empresas visitadas, ao mesmo tempo em que detectou-se as principais dificuldades enfrentadas pelas mesmas em relação ao cumprimento das exigências ambientais, prestando-lhes a assistência necessária. 

  • É minha intenção, para o ano de 2015, fazer uma reunião por semestre na Região dos Lagos e para isso contarei com a presença dos demais associados.

  • Uma das minhas metas, desde a criação da ACIMDERJ, foi organizar palestras com pessoas importantes do nosso ramo comercial que pudessem abordar temas de interesse de nossos associados, que orientassem e ajudassem no trabalho do dia a dia das empresas. Tivemos várias palestras ao longo desses cinco anos, mas não em número ideal. No dia 3 de novembro passado, por exemplo, tivemos a palestra sobre ST ministrada pelo representante da Receita Estadual e aproveito para agradecer a presença e a contribuição que suas orientações tiveram para o desenvolvimento do nosso trabalho. Trabalharei para que esses encontros aconteçam com maior frequência, pois é muito importante que estejamos atualizados sobre todas as mudanças legais que afetem diretamente o andamento do trabalho das empresas associadas. 

  • É importante ressaltar que, fazendo uma retrospectiva do trabalho desenvolvido pela ACIMDERJ, constata-se que o avanço foi significativo no que tange aos problemas burocráticos existente em 2009. Hoje esses problemas são mínimos, certas dificuldades foram basicamente minimizadas, o trabalho dos associados tem fluido de modo mais rápido e com qualidade, gerando também a padronização de serviços. O INEA intensificou seu apoio à Associação, atendendo-nos sempre que foi solicitado. Tudo isso comprova que, a partir desse trabalho em parceria, os associados e, por conseguinte, o ramo madeireiro do Estado do Rio de Janeiro, estão trabalhando melhor e isso valoriza o nosso segmento.

  • É importante ressaltar que, nesses 5 anos, a ACIMDERJ consolidou no mercado madeireiro a sua MARCA que expressa “responsabilidade sustentável para com o meio ambiente”.  Atualmente a marca “ACIMDERJ” está presente em espaços e redes sociais da internet. Aconselho os associados a visitarem o nosso site.

  • A ACIMDERJ apoia as ações desenvolvidas pelo INEA e IBAMA; promove a integração das empresas com estes e outros órgãos governamentais locais e orienta o aprimoramento e a qualidade da relação EMPRESA – CLIENTE.

  • É necessário destacar que a ACIMDERJ e seus associados compõem um segmento importante da economia do Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista que gera empregos e promove a inserção de muitos trabalhadores e profissionais do ramo madeireiro. Os seus associados trabalham em uma uniformidade de padrão empresarial e normativo, o que comprova a seriedade da Associação. O crescimento da ACIMDERJ tem influenciado outros madeireiros e profissionais do ramo, e em um futuro próximo, desejamos que eles também façam parte do nosso grupo. Então, meus amigos, O QUE PRECISA SER FEITO PARA QUE ISSO ACONTEÇA? É muito simples: BASTA APENAS QUE CADA ASSOCIADO TOME ESTA FUNÇÃO PARA SI PRÓPRIO E INTEGRE ESTAS PESSOAS À NOSSA ASSOCIAÇÃO!

Aproveito a oportunidade, como Presidente da ACIMDERJ, para agradecer o apoio recebido, durante esses cinco anos, do corpo diretivo e associados, sem o qual muitas dessas ações não teriam sido realizadas. Com o envolvimento e a participação de todos vocês, buscaremos ampliar nossas atividades em 2015, lembrando que estamos sempre abertos a novas propostas, a sugestões de melhoria do nosso trabalho, bem como às críticas construtivas, pois entendo que elas são alavancas para fomentar a qualidade do nosso trabalho. Lembrem-se, caros amigos: a ACIMDERJ é de todos nós, e é o trabalho em conjunto que alimentará a sua permanência no mercado.

É minha intenção continuar propiciando atividades que promovam maior entrosamento entre os associados.  Fiel aos meus princípios enquanto profissional do ramo madeireiro e cidadão brasileiro, continuo prezando pela amizade, pelo companheirismo, pela troca de ideias e experiências e, principalmente, pela união do grupo em prol de um bem comum e que se reflita em benefício da sociedade e da região na qual estamos inseridos.  

            Gostaria de agradecer a todos aqueles, presentes ou não a este encontro, que de forma direta ou indireta contribuíram e continuarão contribuindo significativamente para tornar realidade o trabalho desenvolvido pela nossa Instituição. Ressalto e agradeço, mais uma vez, a parceria e o apoio recebidos do INEA em 2014, em especial ao seu representante, o Sr. Hubert Lima, Gerente Estadual do DOF, e à equipe do Setor DOF, que estão presentes e sempre prestigiaram o nosso evento. 

 

            Desejo, ainda, enfatizar que é propósito desta Associação e de seu Presidente lutar para evitar o individualismo entre os associados e estimular o companheirismo e a união entre todos. É de suma importância de estejamos convictos de que, ESTANDO UNIDOS, TEM-SE A POSSIBILIDADE DE EVITAR E DE PREVER PROBLEMAS FUTUROS, ou seja, diversas situações podem ser analisadas com antecedência, buscando uma solução lógica e precisa, e isso possibilitará o crescimento das nossas empresas e a oferta de trabalho para nosso funcionários. 

            Por fim, meus amigos, quero pedir a cada um dos que aqui vieram participar deste momento de integração e amizade, que todos nós, juntos, possamos refletir com seriedade sobre o momento que estamos vivendo, tanto no Brasil quanto no mundo. Estamos presenciando que a vida está mais difícil, que a convivência entre os homens está menos harmoniosa, muitas vezes vemos a aplicação de algumas medidas por parte de alguns grupos que, por ações egoístas, afetam negativamente a sociedade como um todo, e constatamos hoje, em nível cada vez maior, A PRÁTICA DO INDIVIDUALISMO E O INCENTIVO EXACERBADO DA COMPETITIVIDADE.

Está comprovado que a boa competitividade  entre empresas, grupos ou indivíduos é uma prática saudável, mas ela não pode escravizar o ser humano a ponto dele ver a vida e o outro como inimigos atuando em um campo de batalha diário. A competividade em alto grau nos escraviza, torna o homem egoísta, solitário e infeliz.  E esse tipo de competividade todos nós, homens de bem, repudiamos veementemente.  

Minha palavra final desta noite está direcionada a fazer um pedido a todos vocês e que ele possa se expandir até a rede de contatos que cada um de vocês possui: É NECESSÁRIO QUE CADA UM DE NÓS SE CONSCIENTIZE DE QUE A MELHORIA OU QUALIDADE DA NOSSA SOCIEDADE E DO NOSSO PLANETA E, POR CONSEQUENCIA, A NOSSA VIDA PESSOAL E DE TODOS OS QUE NOS CERCAM, SÓ SERÁ POSSÍVEL SE AMPLIARMOS O NOSSO OLHAR PARA O PRÓXIMO, PREOCUPARMOS UM POUCO MAIS COM O OUTRO, DEDICARMOS UM TEMPO DO NOSSO DIA, DA NOSSA SEMANA PARA NOS INTERESSAR PELO QUE ESTÁ A NOSSA VOLTA, PELA QUALIDADE DE VIDA E PELOS PROBLEMAS DO OUTRO. Já é hora de abrirmos mão de interesses pessoais em prol da coletividade.

Como Presidente da ACIMDERJ, mas principalmente como cidadão brasileiro, quero convocar primeiramente os Diretores e os conselheiros desta Associação que, junto comigo, possamos colocar em prática este propósito, pois oficialmente somos os líderes desta Instituição, e esta ação vai se disseminando e envolvendo todos os associados. Vamos estabelecer como uma das metas para 2015 não apenas os objetivos materiais, mas mudar comportamentos, atitudes que envolvam o nosso próximo. Por exemplo: quantos associados não estão hoje aqui presentes? Pense quantas vezes você fez contato com um associado este ano? Quantos gostariam de receber um telefonema ou uma visita nossa incentivando-o a estar aqui conosco? Quantos de vocês procuraram algum parceiro associado para “reclamar” que ele não tem comparecido aos nossos encontros mensais, ou que não o tem visto, perguntar por sua saúde, sua família, ou seja, DEMONSTRAR COMPANHEIRISMO E AMIZADE? Eu mesmo ficarei muito feliz de receber o contato de um associado pelo simples interesse pessoal, não apenas para buscar a solução de um problema da empresa. PRECISAMOS VER O OUTRO COMO UM SER HUMANO, COMO UM PROLONGAMENTO DE NÓS MESMOS, POIS VIVEMOS EM GRUPO E O BEM ESTAR DE UM SE PROPAGA PARA TODOS.

O crescimento acelerado da informatização trouxe inúmeros benefícios para o homem e para a sociedade, mas ela veio para facilitar a nossa vida, ampliar nossos conhecimentos, estreitar a comunicação, mas ao mesmo tempo ela está isolando as pessoas em suas casas, tornando-as reféns de um aparelho celular. O contato humano faz parte da nossa essência: olhar nos olhos do outro, ouvir sua voz, perceber pelo tom de voz se está vivendo um bom ou mau momento, compartilhar alegrias e tristezas, dividir aprendizagens, falar com o outro é importante para que o homem não se sinta sozinho no mundo.  Pesquisas recentes constatam que o aumento da depressão está acontecendo em ritmo acelerado e a maioria dos casos por problemas de isolamento da pessoa, causado muitas vezes pela falta da família e amigos.       

      Quero, com estas palavras, meus queridos amigos, pedir a cada associado que se sinta responsável pelo outro, motivando-o para que estejamos sempre unidos, inclusive se preocupando quando este estiver ausente do nosso meio, ou precisando do nosso apoio. Reitero que a ACIMDERJ é uma casa de amigos leais, parceiros profissionais, mas, sobretudo, uma casa onde se cultiva o respeito, a ética, a solidariedade, o companheirismo e a amizade. SEMPRE É HORA DE MUDAR POSTURAS E PARADIGMAS E A NOSSA HORA É AGORA!

            Para o ano de 2015, nossas expectativas se renovam e com elas novas metas são traçadas. Cuidar com sustentabilidade do nosso solo e do nosso meio ambiente são metas que se intensificam a cada ano na ACIMDERJ.  A imagem de um grupo de profissionais responsáveis e preocupados com o futuro do nosso planeta e com os problemas que afligem a sociedade como um todo será ampliada com maior afinco em 2015, através do nosso trabalho consciente e dos recursos de comunicação que a Associação disponibiliza.  O que fazemos hoje é muito pouco diante do que ainda temos a realizar.

            Bem, meus amigos, desejo a todos um ano novo repleto de grandes realizações, pessoais e profissionais. Muita saúde e disposição para o trabalho e que cada um aqui presente, ao seu modo e com sua criatividade, busque sempre a paz, a harmonia, a solidariedade e a melhoria deste país e do nosso planeta.             

Que o espírito de Natal nos traga muitas alegrias e desperte em nós um pensamento de agradecimento por todas as vitórias alcançadas neste ano e a compreensão pelos projetos que não puderam ser realizados. Que a esperança de vivermos em um país melhor aliado ao nosso trabalho consciente possam gerar bons frutos durante o novo ano.

Um abraço fraterno a todos vocês e muito obrigado pela atenção que me dedicaram! 

 

ACIMDERJ é parceira em evento em Duque de Caxias que debate a preservação do meio ambiente, responsabilidade social e saúde

No dia 16 de setembro de 2015, na sede da Faculdade de Duque de Caxias, aconteceu o DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL, evento que envolve anualmente centenas de Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil e no qual a ACIMDERJ se fez presente. Neste dia, alunos, professores e coordenadores apresentaram diversos projetos voltados para a preservação e educação ambiental, ações de Responsabilidade Social, atendimentos na área da saúde e orientação na prevenção de doenças.

Tendo em vista a importância dos temas debatidos neste encontro e visando a incentivar jovens estudantes no desenvolvimento de ações relevantes que beneficiem toda a sociedade brasileira e a qualidade de vida do nosso planeta, a ACIMDERJ aceitou o convite e fez parceria com a Faculdade de Duque de Caxias e a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior – ABMES na promoção deste evento que envolveu desde a comunidade acadêmica, seus amigos e familiares, até as comunidades do entorno estabelecidas no Município de Duque de Caxias.

A ACIMDERJ, em consonância com sua missão, apoia e incentiva atitudes como esta que promovem a conscientização da população sobre o uso responsável dos bens naturais do nosso planeta.

A organização, o desenvolvimento das atividades e projetos e a efetivação do evento concederam o Selo de Instituição Socialmente Responsável à Faculdade de Duque de Caixas, certificando, assim, que ela e seus parceiros estão comprometidos com uma educação de qualidade, preocupadas em promover, em conjunto, ações de conscientização social e ambiental, conforme atestam as fotos a seguir.

 

 

6º CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL

Confraternização de Natal da Associação do Comércio e Indústria de Madeiras e Derivados Do Estado do 

Rio de Janeiro – ACIMDERJ

Palavras do Presidente Sr. Wadson Luiz Werly Correia

Proferido em 05/12/2015 às 19h00min no Hotel Vale Real – Itaipava - RJ

Senhores e Senhoras, boa noite!

            Quero iniciar minha fala deste ano de um modo diferente, que foge da formalidade e se aproxima da cumplicidade. Para mim, este encontro tem hoje um sabor especial e particularmente significativo: conceder a todos nós, associados da ACIMDERJ, nossos familiares, amigos, fornecedores e entidades governamentais aqui representadas um encontro digno de uma Associação que possui uma representatividade expressiva dentro do Estado do Rio de Janeiro e suas bases estão consolidadas, desde sua fundação em 2009, no espírito de parceria e onde se cultiva o respeito, a ética, a solidariedade, o companheirismo e a amizade.

            Existem sonhos que sonhamos sozinhos, são particularizados. Outros, normalmente os mais importantes em nossas vidas, são sonhados em conjunto, partilhados, e quando se tornam realidade têm um sabor especial, diferenciado. E este é um deles: há 6 anos, desde que assumi a Presidência desta entidade, sonhei em trazer toda a EQUIPE ACIMDERJ, e é assim que quero me referir a vocês a partir de agora, para um espaço onde todos nós pudéssemos ser tratados com a dignidade que merecemos, em uma área ampla e arborizada, com o conforto necessário e merecido e, acima de tudo isto, proporcionar um encontro de amigos e de parceiros leais, dividindo alegrias e experiências, estreitando os laços antigos com os amigos de outrora e, ao mesmo tempo, fazendo novas amizades.

            Pelo tempo que esperei por esse dia, uma noite só não bastava. Precisava ser um final de semana! Então, olhando para este auditório cheio e para toda a EQUIPE ACIMDERJ que acreditou no meu sonho, eu quero iniciar este discurso com uma frase simples, mas que, para mim, é muito significativa:

            MUITO OBRIGADO POR VOCÊS ESTAREM AQUI, ACREDITAREM QUE ERA POSSÍVEL TORNAR ESTE SONHO REALIDADE E CONTRIBUIREM PARA QUE ESTE EVENTO SEJA UM MARCO ENTRE OS EVENTOS DA ACIMDERJ.  

Primeiramente quero agradecer a confiança de todos os associados da ACIMDERJ que indicaram meu nome, MAIS UMA VEZ, para a reeleição do mandato de Presidente para os próximos 3 (três) anos, que expirará em 2018. Este fato fortalece os laços de respeito, compromisso profissional e amizade que tenho com todos os associados indistintamente, os quais sempre tratei com atenção, respeito e total imparcialidade.  É importante destacar que a diretoria da ACIMDERJ é composta por seu Presidente e mais 16 membros, aqui presentes, e para os quais renovo meus agradecimentos pelo apoio que sempre me foi dado ao longo dos mandatos anteriores.

 

É importante ressaltar que quando a nossa entidade iniciou suas atividades em 2009 não tinha muita credibilidade no mercado, inclusive para alguns associados. Entretanto  não vi esta posição com estranheza, mas compreendi e trabalhei junto com minha equipe para que esta impressão fosse atenuada até dissipá-la totalmente. Hoje nossa associação está consolidada no Estado do Rio de Janeiro e em outros Estados do Brasil; possui mais de 100 associados; apoia e orienta o trabalho das empresas do ramo de madeiras; e traz um diferencial que é: promover a integração entre o comércio madeireiro e a indústria moveleira do Rio de Janeiro com outros estados da nação. Tudo isso são conquistas da Associação e se tornam motivo de orgulho para cada um nós.

É muito importante que, ao completar seis anos de atividade e aproveitando este encontro anual, a Diretoria da ACIMDERJ e seu presidente ressaltem valores da nossa Associação que tencionamos manter, ações e conquistas alcançadas em 2015 que merecem destaque:

  • Um de nossos pilares foi fomentar em cada um dos associados o companheirismo e a união do grupo, estabelecendo o crescimento das relações interpessoais que se ampliou e fortaleceu ao longo dos anos.

  • A cada primeira semana do mês é realizada a Reunião Mensal da ACIMDERJ e nela são tratados assuntos de interesses do ramo e questões que afetam diretamente as empresas associadas.  Tenciono em 2016 promover um rodízio destas reuniões, prestigiando assim os associados de outras regiões do Estado.  

  • Incentivar as parcerias entre os associados sempre foi uma meta da ACIMDERJ que será mantida e fortalecida como estratégia par enfrentarmos juntos as dificuldades que possam surgir durante o ano de 2016.

  • É importante ressaltar que, nesses 6 anos, a ACIMDERJ consolidou no mercado madeireiro a sua MARCA que expressa “responsabilidade sustentável para com o meio ambiente”.  Atualmente a marca “ACIMDERJ” está presente em espaços e redes sociais da internet.

  • Em 2015 a REVISTA REFERÊNCIA , de Curitiba, que é  ligada ao setor madeireiro, publicou um artigo sobre o trabalho desenvolvido pela ACIMDERJ no Rio de Janeiro. Este artigo teve grande repercussão junto ao nosso segmento e em novembro passado, fui convidado, como Presidente da Associação, para receber em Curitiba, o PRÊMIO REFERÊNCIA 2015 promovido pela JOTA COMUNICAÇÃO. Vocês tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo da premiação no início desta cerimônia e este convite me deixou muito honrado pelo reconhecimento do nosso trabalho.

  • Em consonância com os objetivos firmados por esta entidade e preocupados com as questões sociais que envolvem o nosso país e a sociedade fluminense, a ACIMDERJ atuou em parceria com a Faculdade de Duque de Caxias na consolidação da Campanha de Responsabilidade Social 2015.  O evento organizado em setembro deste ano pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior visa a promover e incentivar ações em todo o país, envolvendo alunos e professores e os diversos segmentos da sociedade brasileira. O trabalho patrocinado pela ACIMDERJ contribuiu para que diversas ações sociais pudessem ser realizadas e, pelo bom trabalho desenvolvido, foi concedido o Selo de Instituição Socialmente Responsável à Faculdade de Duque de Caxias, certificando, assim, que ela e seus parceiros estão comprometidos com a educação de qualidade e com seu papel na sociedade.

  • A ACIMDERJ apoia as ações desenvolvidas pelo INEA e IBAMA; promove a integração das empresas com estes e outros órgãos governamentais locais e orienta o aprimoramento e a qualidade da relação EMPRESA – CLIENTE.

  • É necessário destacar que a ACIMDERJ e seus associados compõem um segmento importante da economia do Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista que gera empregos e promove a inserção de muitos trabalhadores e profissionais do ramo madeireiro. Os seus associados trabalham em uma uniformidade de padrão empresarial e normativo, o que comprova a seriedade da Associação. O crescimento da ACIMDERJ tem influenciado outros madeireiros e profissionais do ramo, e em um futuro próximo, desejamos que eles também façam parte do nosso grupo.

  • Nosso propósito em 2016 é lançar o periódico da ACIMDERJ que trará notícias, informações e prestação de serviços aos nossos associados e empresas e pessoas ligadas ao ramo madeireiro. Tencionamos que este veículo de informação esteja disponível de modo físico e virtual. 

  • E para o primeiro semestre de 2016, está prevista a inauguração da sede própria da ACIMDERJ. Na ocasião, todos vocês serão convidados para comemorarmos juntos  esta conquista.

  • Por fim, quero destacar um propósito desta Associação que se tornou seu diferencial que é a valorização da relação entre: FORNECEDOR E CLIENTE. Essa integração tem gerado bons frutos e tencionamos em 2016 ampliar ainda mais este contato tão saudável. Aproveitamos para registrar a presença de diversos fornecedores e agradecer a presença de todos. 

Aproveito a oportunidade, como Presidente da ACIMDERJ, para agradecer o apoio recebido, durante os dois mandatos, do corpo diretivo e associados, sem o qual muitas dessas ações não teriam sido realizadas nem obtido êxito.

É minha intenção continuar propiciando atividades que promovam maior entrosamento entre os associados.  Fiel aos meus princípios enquanto profissional do ramo madeireiro e cidadão brasileiro, continuo prezando pela amizade, pelo companheirismo, pela troca de ideias e experiências e, principalmente, pela união do grupo em prol de um bem comum e que se reflita em benefício da sociedade e da região na qual estamos inseridos.  

            Gostaria de agradecer a todos aqueles, presentes ou não a este encontro, que de forma direta ou indireta contribuíram e continuarão contribuindo significativamente para tornar realidade o trabalho desenvolvido pela nossa Instituição. Ressalto e agradeço, mais uma vez, a parceria e o apoio recebidos do INEA em 2015, em especial ao seu Presidente, o Sr. Marcos Lima, e à equipe do Setor DOF, que estão presentes e sempre prestigiaram o nosso evento. 

            Também presente ao nosso evento o Sr. Márcio Tadeu, madeireiro de Belo Horizonte, que gentilmente aceitou nosso convite, consolidando nosso propósito de ampliar nossas parcerias.

            Além desses, ressaltamos a presença de funcionários que são destaque no trabalho que realizam e estão aqui conosco a convite dos responsáveis por sua empresa, como reconhecimento pelo trabalho realizado e também para estar em contato com outros associados. Parabéns a todos vocês, funcionários e associados, por esta iniciativa. 

Todos estamos vendo e vivenciando diariamente o momento difícil e conturbado pelo qual passa o Brasil e o mundo. Estamos presenciando que a vida está mais sacrificada, que a convivência entre os homens está menos harmoniosa e cada vez mais individualista. Tudo isso afeta diretamente a sociedade como um todo e em nível cada vez maior.  Para minimizar os momentos difíceis que cada um tem ou pode vir a enfrentar, sugiro que estreitemos nossos laços de amizade valorizando a parceria entre nós. Juntos seremos fortes o suficiente para vencermos esta batalha, pois da nossa união brotarão resultados positivos que evitarão o desânimo, a descrença, a insegurança e a perda da luta.

      Quero, com estas palavras, meus amigos, pedir que cada um de nós sinta-se responsável pelo outro, motivando-o para que estejamos sempre unidos, inclusive se preocupando quando este estiver ausente do nosso meio, ou precisando do nosso apoio. Reitero que a ACIMDERJ é uma casa de amigos leais, parceiros profissionais, mas, sobretudo, uma casa onde se cultiva o respeito, a ética, a solidariedade, o companheirismo e a amizade.

            Para o ano de 2016, nossas expectativas se renovam e com elas novas metas são traçadas. Cuidar com sustentabilidade do nosso solo e do nosso meio ambiente são metas que se intensificam a cada ano na ACIMDERJ.  A imagem de um grupo de profissionais responsáveis e preocupados com o futuro do nosso planeta e com os problemas que afligem a sociedade como um todo será ampliada ainda mais em 2016, através do nosso trabalho consciente e dos recursos de comunicação que a Associação disponibiliza.  O que fazemos hoje é muito pouco diante do que ainda temos a realizar.

            Bem, meus amigos, minhas últimas palavras são, mais uma vez, de agradecimento a todos vocês e, muito particularmente, a Deus, por ter me dado vida e saúde para vivenciar este momento pelo qual tanto lutei e que hoje é realidade. Sem o apoio de vocês, nada disso se concretizaria e, estejam certos, vocês são as maiores estrelas desta noite. É com este espírito de alegria e gratidão que desejo a todos um Natal repleto de paz e saúde junto aos seus entes queridos e que o novo ano traga a renovação de nossas esperanças em um país melhor, com mais justiça social e menos desigualdades. Que cada um de nós se sinta responsável todos os dias, ainda que com pequenas ações, por tornar o nosso planeta um lugar especial e maravilhoso de se viver!

Um grande abraço a todos vocês e muito obrigado pela atenção que me dispensaram nesta noite

Rua Lafaiete Pimenta, 44 Centro - Nova Iguaçu - RJ - Brasil - CEP: 262216-100
(21) 2768-7918

contato@acimderj.org.br

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle