8º CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL

Confraternização de Natal da Associação do Comércio e Indústria de Madeiras e Derivados Do Estado do 

Rio de Janeiro – ACIMDERJ

Palavras do Presidente Sr. Wadson Luiz Werly Correia

Proferido em 24/11/2014 às 19h00min no Hotel Vila Gallé Angra - RJ ​

 

Senhores e Senhoras, boa noite!

 

            Os filósofos renomados afirmam que “a felicidade é um estado de espírito” e hoje, meus amigos, estejam certos que minha alma está radiante, pois, para mim, este encontro tem hoje um sabor especial e é particularmente significativo: proporcionar a todos nós, associados da ACIMDERJ, nossos familiares, amigos, fornecedores e entidades governamentais aqui representadas um encontro digno de uma Associação que possui uma representatividade expressiva dentro do Estado do Rio de Janeiro e suas bases estão consolidadas, desde sua fundação em 2009, no espírito de parceria e onde se cultiva o respeito, a ética, a solidariedade, o companheirismo e a amizade.

            Existem sonhos que sonhamos sozinhos, são particularizados. Outros, normalmente os mais importantes em nossas vidas, são sonhados em conjunto, partilhados, e quando se tornam realidade têm um sabor especial, diferenciado. Em 2015 foi possível realizar parte desse sonho, quando houve a nossa Festa de Confraternização no Hotel Vale Real, em Itaipava e a receptividade e o feedback positivo dos que lá estiveram presentes superou as minhas expectativas. Além disso, muitas esposas expressaram durante esse encontro um pedido muito especial: que nós pensássemos em promover um evento que envolvesse toda a família dos associados, ou seja, seus filhos, pais e netos, pedido esse que vai ao encontro dos propósitos desta Associação.  Tudo isso me impulsionou a buscar recursos, viabilizar oportunidades, escolher um ambiente de qualidade à altura dos nossos associados, fornecedores e familiares para estarmos juntos, não mais por uma noite, mas durante um fim de semana. Optamos por este hotel que pode nos oferecer um conforto necessário e merecido e fica em meio a áreas preservadas da Mata Atlântica. Esses dias vão proporcionar um encontro entre amigos e parceiros leais, dividindo alegrias e experiências, estreitando os laços antigos e, ao mesmo tempo, fazendo novas amizades.

As palavras do poeta Augusto dos Anjos resumem muito bem o sentimento que estamos vivendo agora:

”A Esperança não murcha, ela não cansa,
Também como ela não sucumbe a CRENÇA,
Vão-se sonhos nas asas da descrença,
Voltam sonhos nas asas da ESPERANÇA.”

E com base na CRENÇA e na ESPERANÇA, está sendo possível hoje festejar a nossa união, pensar nas metas para 2018 e, antes de tudo, celebrar a vida, a superação, as vitórias alcançadas e renovar nossas esperanças em tempos melhores com a chegada de um novo ano.  

            Neste momento quero fazer um agradecimento muito especial a um grupo que sempre acreditou no nosso propósito. Estejam certos que a realização do sonho coletivo que agora vivenciamos contou com a participação expressiva dessas pessoas que merecem o nosso respeito e gratidão. São eles - OS NOSSOS FORNECEDORES - que sempre prestigiam este encontro com suas presenças, não medindo esforços para partilhar conosco desta confraternização anual. Essa credibilidade que nossos fornecedores expressam através desta atitude é reconhecida por todos os membros da ACIMDERJ e desejamos que esta parceria seja ampliada e fortalecida em 2018. Registro agora a relação de fornecedores que participam deste evento: Sr. Fred da Vale Norte, Sr. Jucelino da Madeireira Catarinense, Sr. Tim da Mapaf, Sr. Beto da Bedom, aqui presentes, e demais fornecedores, Verde Brasil, Abrilar, Esquadrias Jomadi, Mapovil, Compensados Bonardi, Esquadrias Brumel e Revista Referência para eles peço uma salva de palmas!

             Com o encerramento de nossas atividades neste ano, considero necessário e importante ressaltar as metas, ações e conquistas alcançadas em 2017 e que merecem destaque:

  • Um dos nossos pilares tem sido fortalecido a cada ano: fomentar em cada um dos associados o companheirismo e a união do grupo, estabelecendo o crescimento das relações interpessoais que se ampliou e solidificou ao longo dos anos.

  • A apresentação da nova sede da Associação que fica no Condomínio Rossi Multi Business, em Duque de Caxias.

  • A cada primeira semana do mês é realizada a Reunião Mensal da ACIMDERJ no auditório do prédio da nova sede e nela são tratados assuntos de interesse do ramo e questões que afetam diretamente as empresas associadas.

  • É importante destacar o envolvimento dos diretores e a participação dos seus membros nessas reuniões mensais, apresentando sugestões de ações que já foram implantadas este ano e passaram a dar suporte ao trabalho diário dos associados, como as participações do SEBRAE e o apoio jurídico que foi firmado com o escritório de advocacia Bauly, Matos e Mello Sociedade.

  • Em 2017 foram realizadas diversas reuniões fora da nossa sede. Quero destacar a  reunião com o Polo Moveleiro de Itaocara e 3 reuniões com o Polo Moveleiro de Petrópolis. Esses encontros resultaram em matéria que foi destaque no jornal Tribuna de Petrópolis, quando ressaltou a iniciativa da ACIMDERJ e sua diretoria em fortalecer a indústria moveleira de Petrópolis.

  • Em março de 2017 houve uma Reunião da Diretoria que marcou a inauguração do Espaço ACIMDERJ-ITAIPAVA.

  • Um dos objetivos da Associação sempre foi o de ampliar seus canais de comunicação e durante este ano atingimos esta meta através da reestruturação do site da ACIMDERJ, sob a responsabilidade da empresa Innovarum Consultoria e Capacitação em Negócios, que também promoveu a nossa divulgação através das mídias sociais: facebook e instagram.

  • Fazemos hoje o lançamento do primeiro número do INFO ACIMDERJ, que terá publicação trimestral a partir de novembro/2017. Tencionamos encaminhar nas próximas semanas, via Correios, um exemplar do Informativo para o maior número de madeireiras e empresas do ramo. Neste primeiro número nos concentramos nos seguintes tópicos: apresentação da Associação para o público externo, nossos objetivos, o trabalho que viemos desenvolvendo ao longo dos anos, as metas futuras e a importância de se tornar um associado da ACIMDERJ. Estamos abertos a receber sugestões de matérias e queremos ampliar o espaço dedicado à publicidade e propaganda para que o Informativo seja autossustentável. Este Informativo também estará disponível no site. 

Para 2018, traçamos algumas metas iniciais que são:

  • A inauguração oficial das salas da Associação no Condomínio Rossi Multi Business, que está prevista para o primeiro semestre, cuja estruturação e montagem estão a cargo de alguns membros da diretoria.

  • Logo que haja a inauguração das salas, prestar consultoria jurídica aos associados,   com a presença dos advogados da BMM Advogados.

  • Incentivar cada vez mais a participação dos associados nas reuniões mensais, e que eles possam trazer sugestões de temas importantes para serem debatidos durante as mesmas. 

  • Ampliar a divulgação da ACIMDERJ utilizando nossos meios de comunicação existentes e estendendo-a junto às redes pessoais de cada associado e fornecedor.

  • Conscientizar os associados que em 2018 haverá nova eleição para eleger a Diretoria da ACIMDERJ, incluindo aqui o cargo de Presidente, e que é saudável que haja renovação entre seus membros.

           

Antes de encerrar a minha fala, quero agradecer a todos aqueles, presentes ou não a este encontro, que de forma direta ou indireta contribuíram e continuarão contribuindo significativamente para tornar realidade o trabalho desenvolvido pela nossa Associação. Ressalto, mais uma vez, a parceria e o apoio recebidos do INEA em 2017, em especial à Diretora do DOF Sr.ª Maria Alice Sudré do Prado, e à equipe do Setor DOF, que estão presentes e sempre prestigiaram o nosso evento. 

Além deles, registramos a presença do Sr. Adilson Gil do IBAMA e Sr. Gleisson Omar Tagliari Vice Presidente do CIPEM (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso)

Estamos desde já envolvidos no “espírito natalino” e, por isso, quero pedir que cada um de nós sinta-se responsável pelo outro, motivando-o para que estejamos sempre unidos, inclusive se preocupando quando este estiver ausente do nosso meio, ou precisando do nosso apoio. Reitero que a ACIMDERJ é uma casa de amigos leais, parceiros profissionais, mas, sobretudo, uma casa onde se cultiva o respeito, a ética, a solidariedade, o companheirismo e a amizade.

            Bem, meus amigos, minhas últimas palavras são, mais uma vez, de agradecimento a todos vocês e, muito particularmente, a Deus, por ter me dado vida e saúde para vivenciar este momento pelo qual tanto lutei e que hoje é realidade. Sem o apoio de vocês, nada disso se concretizaria e, estejam certos, vocês são as maiores estrelas desta noite. É com este espírito de alegria e gratidão que desejo a todos um Natal repleto de paz e saúde junto aos seus entes queridos e que o novo ano traga a renovação de nossas esperanças em um país melhor, com mais justiça social e menos desigualdades. Que cada um de nós se sinta responsável todos os dias, ainda que com pequenas ações, por tornar o nosso planeta um lugar especial e maravilhoso de se viver!

            Para o ano de 2018, nossas expectativas se renovam na esperança de dias melhores para o Brasil. E a letra da música de uma banda brasileira representa, neste momento, o que vai na alma de cada um de nós:

Vivemos esperando dias melhores. Dias de paz, dias a mais, dias que não deixaremos para trás.

Vivemos esperando o dia em que seremos melhores: melhores no amor; melhores na dor; melhores em tudo.
Então... DIAS MELHORES PRA SEMPRE!...

            É o que eu desejo para todos vocês. Um grande abraço, muito obrigado pela atenção e curtam intensamente esses dias!  Nós merecemos!

Rua Lafaiete Pimenta, 44 Centro - Nova Iguaçu - RJ - Brasil - CEP: 262216-100
(21) 2768-7918

contato@acimderj.org.br

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle